Campos

Vigilância Sanitária deflagra nova fase da operação Mercado Negro

A Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes deflagrou nesta quarta-feira (30/11/16) nova fase da Operação Mercado Negro com apoio do 8º Batalhão de Polícia Militar. A operação tem por objetivo averiguar denúncias sobre as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos comerciais localizados no Mercado Municipal, bem como as condições de armazenamento, exposição e manipulação dos alimentos, além de verificar sua procedência, visando coibir o comércio de carne proveniente de abate clandestino bem como qualquer alimento de origem clandestina, isto é, aqueles obtidos ou fabricados por estabelecimentos sem registro no Serviço Oficial de Inspeção Sanitária de algum dos Órgãos de Agricultura (SIM, SIE ou SIF).

Nesta nova fase da operação foram fiscalizados 2 estabelecimentos, um açougue e um comércio de laticínios. Entre as irregularidades encontradas estão: comércio de queijo clandestino – também conhecido como “queijo da roça” – (sem selo de inspeção sanitária), alimentos com prazo de validade vencido, carne armazenada em condições inadequadas (sem proteção e em contato com gelo e paredes do freezer), manipuladores de alimento sem uniforme adequado, entre outras. Ao todo foram apreendidos para destruição cerca de 80 Kgs de alimentos impróprios ao consumo.

Desde o início da Operação Mercado Negro já foram fiscalizados 10 estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios: 4 açougues, 1 mercearia, 3 lanchonetes, 1 comércio varejista de laticínios e 1 restaurante. Parte dos estabelecimentos visitados já se encontra aprovado pela Vigilância Sanitária, enquanto outros cumprem Termo de Intimação para adequação nos prazos estabelecidos. A operação terá continuidade até que sejam apuradas as condições de todos os estabelecimentos localizados no Mercado Municipal que comercializam alimentos, verificando, inclusive, a existência de estabelecimentos sem registro junto à Vigilância Sanitária Municipal.

Comente com o seu Facebook

To Top
error: Conteúdo protegido.