LARA ROSALINO

Nutricionista, pós graduada em Nutrição Esportiva funcional.

Suplemento pré-treino: você usa o certo?

No tempo que tenho com a prática no consultório é muito comum o paciente praticante de atividade física já chegar relatando fazer uso de suplemento pré-treino ou pedir indicação.
Gosto sempre de explicar sobre os suplementos e sua eficácia. A indústria trabalha de forma intensa com relação a esses produtos e normalmente eles são apresentados através de combinações.

Essas combinações variam, dentre elas é comum encontrarmos cafeína, creatina, beta alanina, taurina, L-carnitina e outros.
A beta-alanina apesar de ser um suplemento excelente, ela tem suas particularidades para que o real efeito ocorra. É um suplemento de efeito crônico, ou seja, não adianta fazer o uso somente antes do treino para obter resultados e sua dose deve ser fracionada ao longo do dia para que não haja o efeito de parestesia (formigamento). Habitualmente é encontrada nas combinações em doses em torno de 2g.

Creatina é uma excelente suplementação, porém assim como a beta-alanina, tem efeito crônico e não agudo, é preciso avaliar a dose X tempo para fazer a saturação adequada do músculo. E o que temos de base cientifica sobre o horário para ingestão, parece não haver maior benefício quando consumida no pré-treino.

Já a cafeína é de efeito agudo, ou seja, é interessante para ser tomada antes do treino. Mas a dose deve ser avaliada de acordo com o peso corporal e o objetivo.

No geral, a dica que quero deixar pra vocês é ser critico em relação aos suplementos formulados para serem ingeridos antes do treino, pois na maioria das vezes eles possuem um custo elevado e dose de substância insuficiente para eficácia.

Lara Rosalino, CRN 18100218

Procure um profissional para te orientar e te prescrever de forma individual o melhor suplemento de acordo com seu esporte.

Todo conteúdo publicado é de responsabilidade do autor.

Relacionados

ÚLTIMAS POSTAGENS