Array

SJB: Pesca interrompida até 28 de fevereiro em rio e lagoas

- Publicidade -

A Secretaria de Pesca de São João da Barra alerta aos pescadores amadores e profissionais, além de comerciantes de pescado, que devido o período da Piracema, a pesca no Rio Paraíba do Sul e em lagoas está interrompida até 28 de fevereiro, conforme a norma do Ibama nº 195 de 02/10/2008. O objetivo é proporcionar às espécies um momento para reprodução e consequentemente o repovoamento do ecossistema aquático.

“A paralisação temporária da pesca, iniciada em 1° de novembro, está respaldada pela Lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009, e aqueles que desrespeitarem estão sujeitos a multa e detenção, além de penalidades previstas na Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008”, alertou o secretário de Pesca, Marcelo Roger.

É preciso, reforça o secretário, que o pescador tenha consciência da importância do defeso da Piracema, principalmente, para a preservação das espécies e o seu uso sustentável. “agindo dessa maneira haverá recursos pesqueiros no rio e nas lagoas, fundamentais para a alimentação e sustento da classe pesqueira”.

Nessa época do ano os pescadores são impedidos de exercer a função, mas em contrapartida recebem o seguro-defeso de um salário mínimo mensal. Mas para ter direito ao benefício é preciso atender a uma série de requisitos. Entre eles, exercer a pesca de forma ininterrupta, sozinho ou em regime de economia familiar, e ter cadastro ativo no RGP (Registro Geral da Atividade Pesqueira) como pescador profissional artesanal por pelo menos um ano antes do início do defeso.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS