Array

Secretarias e superintendências vão realizar mutirões para combater crescimento das arboviroses em Campos

- Publicidade -

Ações integradas entre diversos órgãos da Prefeitura de Campos para prevenção das arboviroses no município (dengue, Zika e chigungunya) estão previstas para serem realizadas. Agentes do CCZ, juntamente com a equipe da Superintendência de Limpeza Pública, da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e da Superintendência de Postura, vão percorrer os bairros, distritos e localidade de Campos em mutirões previstos para combater o crescente número registrado das arboviroses.

- Publicidade -

Para colocar em prática ainda as novas estratégias para o enfrentamento das doenças, uma nova reunião foi realizada nesta segunda-feira (14), na Secretaria de Governo, entre a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira; o secretário de Governo, Alexandre Bastos; o coordenador do Centro de Referência de Doenças Imuno-Infecciosas (CRDI), Luiz José de Souza; e o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marcelo Sales. Atualmente, estão confirmados 35 casos de dengue, 55 casos de chikungunya e nenhum de zika.

— É muito importante que as ações sejam realizadas de forma integrada entre as secretarias. A Vigilância, através do CCZ e da Atenção Básica, já tem intensificado as ações de prevenção no combate permanente aos vetores através de ações preconizadas pelas diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias. Já as ações de assistência ao paciente estão seguindo as normas e procedimentos técnicos nacionais conforme protocolos e guia de Vigilância Epidemiológica com a finalidade de manter um atendimento eficaz para os usuários acometidos pelas doenças, permitindo reduzir as complicações causadas por estas arboviroses — ressaltou a diretora da Vigilância, Andreya Moreira.

A primeira reunião do Comitê de Prevenção das Arboviroses (dengue, zika e chikungunya) para falar sobre o tema foi realizada no último dia 11, no auditório da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito Rafael Diniz.

Segundo o secretário de Governo, Alexandre Bastos, a pasta vai intermediar o contato com as demais secretarias para maior eficácia nas ações.

— Faremos outras reuniões com as pastas afins para integrar o governo municipal no combate a chikungunya e a dengue. Primeiro vamos aguardar o resultado dos índices para avaliar as principais medidas a serem tomadas e os locais em que devemos atuar — disse.

Kits de teste rápido para detectar dengue, zika e chikungunya – Também nesta segunda-feira (14), a Vigilância em Saúde disponibilizou no CRDI os kits de teste rápido para detecção de dengue, zika e chikungunya. Cerca de 15 mil unidades foram enviadas ao município, no último dia 7, pelo Ministério da Saúde, através da secretaria estadual de Saúde. O resultado da análise sai em 20 minutos e para ser submetido ao teste, o paciente tem que apresentar sintomas de uma das doenças.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS