fbpx

#SigaOCLICK

Secretaria de Saúde segue convocando a população para vacinação contra a gripe

MAIS LIDAS

Nove postos de imunização ainda têm a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, disponível para aplicação nas pessoas que não receberam o imunizante no ano passado. A vacinação terá início às 9h e vai acontecer enquanto houver estoque. O município, até o momento, um caso teve um caso laboratorialmente confirmado para Influenza H3N2. A paciente é uma idosa, de 85 anos, que apresentou sintomas leves da doença. Ela ficou em isolamento domiciliar e passa bem. A notificação ocorreu na última semana de dezembro.

Vale ressaltar que dos nove postos, no Clube da Terceira Idade a vacinação é exclusivo para idosos acima de 60 anos e na Secretaria de Saúde para gestantes. Já no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, além das gestantes e puérperas, também irá vacinar crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias. Nos demais postos a aplicação é por livre demanda.

- Advertisement -

Deve receber a vacina contra gripe toda a população com idade a partir dos 6 meses. No ato da vacinação é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.

Orientação à população — Para evitar infecções virais, incluindo a gripe e covid-19, além da vacina, a etiqueta respiratória deve ser praticada por todos. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou com lenço descartável. Não compartilhar objetos de uso pessoal como, por exemplo, talheres, pratos, copos. Também deve lavar corretamente as mãos com água e sabão ou usar álcool 70% e máscara. Manter distanciamento social e evitar aglomerações também é muito importante.

Caso os sintomas gripais não melhorem após uso de analgésicos e antitérmicos, a população deve buscar atendimento no Centro de Saúde de Gaurus (CSU), na UBSF Patronato São José, UBS da Penha, na Escola Municipal de Farol de São Tomé, situado na situada na Avenida Pinheiro Machado, nº 956, no bairro Rádio Velho. Nesses centros o atendimento começa a partir das 9h.

“Nesses locais de atendimento, os pacientes farão teste para afastar a possibilidade de Covid-19 e, havendo resultado negativo, será disponibilizado para aqueles que apresentarem indicação médica, tratamento medicamentoso (oseltamivir) para bloquear as ações de vírus influenza”, explica o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.

No caso da escola de Farol, será exclusivo para triagem e testagem. Havendo necessidade de atendimento médico, o paciente será encaminhado à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) do Farol que atende os casos mais graves, assim como a UPH Saldanha Marinho, UPH Ururaí, UPH Travessão, UPH Guarus, UPH Santo Eduardo, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital São José (HSJ).

LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:

CIDADE DA CRIANÇA – EXCLUSIVAMENTE PARA GESTANTES, PUÉRPERAS E CRIANÇAS DE SEIS MESES A 6 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS

SECRETARIA DE SAÚDE – EXCLUSIVAMENTE PARA GESTANTES E PUÉRPERAS

CLUBE DA TERCEIRA IDADE – EXCLUSIVAMENTE PARA IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS

PÚBLICO EM GERAL:

UBSF PARQUE RODOVIÁRIO

UBSF BALEEIRA

UBSF SÃO SEBASTIÃO

UBS DA PENHA

UBSF CONSELHEIRO JOSINO

UPH DE TRAVESSÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias