Array

Se o povo de Guarus é burro, a classe média provinciana é uma âncora

- Publicidade -

Você que chama o povo de Guarus de burro não entendeu nada. Talvez seja você quem precise de uma aula sobre eleições e, talvez, sociologia. O povo pobre, seja da onde ele for, Guarus, nordeste ou sudeste, vota de acordo com o sentimento mais emergencial e humano que existe, a necessidade.

Necessidade de se locomover e creche para deixar o seu filho enquanto trabalha. Oportunidade, seja de qualificação ou de trabalho. Remédios e atendimento acessíveis na rede pública. Iluminação na sua rua. A necessidade de sonhar com um futuro menos cruel para seus filhos. E, às vezes, um prato de comida na mesa.

Você que condena quem vota pela necessidade, pela sobrevivência e por uma esperança de amanhã que nunca conheceu, vota por que, vota pra quem? Motivado por qual sentimento? Infelizmente, muitas pessoas escolhem seus candidatos pelo pior sentimento que existe, o preconceito. E tem sido assim desde que me entendo por gente.

Campos está encerrando um período de muita dor para toda população mais pobre. Um candidato que eles acolheram, mesmo sendo de família de classe média alta, fez um dos piores governos que eles já sentiram na pele.

Você pode culpa-los por desejarem desesperadamente algo que não era maravilhoso, mas que até ontem lhe dava condições que este governo assassinou?

Pois bem, este segundo turno não foi dos sonhos. Mas a culpa não é de Guarus ou dos mais pobres. A culpa é de quem teve a oportunidade de conquista-los, mas preferiu antagoniza-los.

Essa é a sétima vitória municipal do grupo de Garotinho, que perdeu apenas 3 eleições desde 1988. Ao invés de criminalizar quem os escolhem tantas vezes, porque não fazer uma autocrítica e tentar entendê-los?

O preconceito nos fará perder mais do que ganhar. Há muito mais pobres que ricos em Campos e por todo Brasil. E a política, assim como a natureza humana empática, deveria priorizar os que mais precisam e não exclui-los.

Se o povo de Guarus é burro, a classe média provinciana campista é uma âncora. E o progresso? Um sonho numa ilha bem distante.

Apesar de discordar do pleito e seu resultado, tenho muito orgulho de ser filho de Guarus, e nunca deixarei de pelo menos tentar entender e estar perto da nossa gente.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS