fbpx

#SigaOCLICK

Saúde de Campos disponibiliza vacina contra a gripe para população acima de 6 meses de idade

MAIS LIDAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, nesta segunda-feira (3), para as pessoas que ainda não receberam o imunizante este ano. Ao todo serão 12 postos de vacinação, sendo que no Clube da Terceira Idade é exclusivo para idosos acima de 60 anos e na Secretaria de Saúde para gestantes. Já no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, além das gestantes e puérperas, também irá vacinar crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias. Nos demais postos são por livre demanda.

Deve receber a vacina contra gripe toda a população com idade a partir dos 6 meses. A imunização terá início às 9h e permanecerá enquanto houver estoque. No ato da vacinação é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.

- Advertisement -

Todas as 3.370 doses da vacina recebida pelo município na noite de quarta-feira (29) foram distribuídas aos postos de imunização. A vacina Influenza que está sendo aplicada este ano protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2 / Hong Kong). A cepa responsável pelo surto que está acontecendo no Estado do Rio de Janeiro é uma variante do H3N2, identificada como Darwin.

O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, explica que, devido à baixa cobertura vacinal, esse ano ocorreu o fenômeno conhecido como mismatch, que é o desencontro da cepa da vacina com a cepa circulante. “Embora a atual cepa predominante (H3N2 / Darwin) será incluída na vacina da próxima campanha, quem não se vacinou ainda deve, sim, ser vacinado”, orienta o virologista, que acrescentou:

“A vacina que está disponível no SUS irá ajudar parcialmente na resposta imunológica do paciente em caso de infecção, evitando casos graves e internações pela doença, em especial, as pessoas que são fatores de riscos como grávidas, imunodeprimidos e crianças pequenas”, explica o subsecretário.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em 19 de abril e foi realizada em três etapas entre os grupos prioritários. Em 5 de julho, a imunização foi ampliada para toda a população com idade acima dos seis meses. A cobertura vacinal no município alcançou 66% do público esperado.

LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:

CIDADE DA CRIANÇA – EXCLUSIVAMENTE PARA GESTANTES, PUÉRPERAS E CRIANÇAS DE SEIS MESES A 6 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS

SECRETARIA DE SAÚDE – EXCLUSIVAMENTE PARA GESTANTES E PUÉRPERAS

CLUBE DA TERCEIRA IDADE – EXCLUSIVAMENTE PARA IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS

PÚBLICO EM GERAL:

UBSF PARQUE RODOVIÁRIO

UBSF PARQUE IMPERIAL

UBSF BALEEIRA

UBSF SÃO SEBASTIÃO

UBS DA PENHA

UBSF FÉLIX MIRANDA

UBSF CONSELHEIRO JOSINO

CENTRO DE SAÚDE DE GUARUS

UPH DE TRAVESSÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias