BLOG DO MIGUEL MACABU

Um apaixonado por animais e natureza

Ranch Sorting: Tradição familiar que invade a cidade de Campos

O Ranch Sorting é uma modalidade de esporte equestre que se baseia na prática pecuária de apartação de gado. O esporte já encantou o mundo country e tem cada vez mais adeptos em todo o Brasil, e em Campos não vem sendo diferente. Conhecido por ser um esporte familiar, conquistou espaço nas competições e entre os criadores de cavalos funcionais. O esporte, inspirado nas atividades pecuárias, une a diversão e a tradição familiar do interior.

Apesar de seguir regras especificas, é considerado um esporte no qual se assemelha com a própria lida no campo, onde o peão tem por costume apartar o animal(gado) do lote para o próprio manejo. Sendo assim, o animal(equino) que é usado no trabalho do campo é facilmente treinado para o esporte, da mesma maneira que o animal domado e treinado no Ranch Sorting será um ótimo animal de trabalho no campo.

É importante destacar que os animais, tanto equinos quanto gado, não sofrem nenhum tipo de violência ou maus tratos. Diferente disso, os animais recebem até mesmo tratamento diferenciado, sendo preparados para competição, passando por acompanhamento de profissionais, grande estrutura de acomodações e exames periódicos.

Em Campos, um dos responsáveis pela evolução do esporte é o empresário Rogério da Silveira, que através de trabalho árduo na evolução genética dos animais, o empresário trouxe uma pista para região que fica localizada na Baixada Campista, conhecida como Shekinah Ranch.

As regras do RanchSorting

Dois competidores apartam o gado em ordem numérica pré-determinada. O gado fica de um lado em um curral e os competidores do outro lado, no outro curral. Eles devem transpor entre os currais em ordem, a partir da liberação de início da prova.

No começo, um número é indicado pelo locutor. Se o número for o 3, por exemplo, os competidores iniciam pelo 3 e seguem a sequência crescente 4,5,6,7,8,9,0,1,2 . Quem ganha a prova é aquela dupla que transpor o maior número de gado no menor tempo.
Se a dupla passa um boi fora da ordem, um SAT (Sem Aproveitamento Técnico) é dado. A prova é interrompida sem aproveitamento.

Os Animais

Apesar de serem aceitas todas as raças de cavalos, até mesmo os SRD (Sem Raça Definida), os animais que se destacam são os que tem o famoso “cowsense”, ou senso do gado.

Para o gado, em grande maioria, são usados animais mais mansos, no qual faz a prova ser mais competitiva. Porém, em algumas são vistos animais bravos, dificultando muito o trabalho da dupla, dando emoção para a competição.

O bem estar animal sempre será um assunto para darmos atenção, regras são seguidas e qualquer descumprimento causa punições aos competidores. Por exemplo, é expressamente proibido bate no animal ou deixar marca com espora. Qualquer sinal de maus tratos aos animais o competidor é eliminado na hora, podendo até mesmo sofrer outras punições mais sérias.

Relacionados

ÚLTIMAS POSTAGENS

error: Conteúdo protegido.