BLOG DO FABRICIO NASCIMENTO

Opinião, artigos e bastidores da política
ClickCampos.com/Fabricio

Qual a função dos vereadores de Campos?

Talvez a Câmara de Campos nunca amargou uma rejeição tão grande quanto a que a atual legislatura conseguiu atrair. Não é segredo para ninguém que o alto número de suplentes, aliado à grande instabilidade que se tinha no início do governo, onde a dança das cadeiras era constante, fez com que o nível dos debates e dos vereadores não fosse dos mais altos, e isso é de conhecimento dos próprios parlamentares que assumem e falam sobre o tema abertamente. Mas a postura de alguns vereadores – leia-se muitos – assusta o eleitor, tirando a esperança do campista em escolher os seus representantes na urna em novembro.

Junto a isso, um primeiro biênio trágico sob a administração de Marcão Gomes, onde a casa do povo era usada como comitê eleitoral de um candidato a deputado federal, fez com que o real objetivo da Câmara fosse deixado de lado na maior parte do mandato dos vereadores. Coube ao atual presidente, Fred Machado, tentar consertar os desmandos deixados por Marcão Gomes e sua trupe. Agora, aos 45 do segundo tempo, perto das eleições municipais, parece que tem vereador que ainda não entendeu qual a sua função na espera pública.

No papel, a função do vereador é fiscalizar o poder executivo. Mas o que a população espera de um vereador é mais do que isso. Na árvore do poder, o vereador é a raiz, é o primeiro contato da população com um político. É claro que cabe ao vereador fiscalizar e ficar atento as contas, contratos, licitações e outras ações de um governo. Alguns vereadores da oposição acreditam que são de uma casta soberana, apenas por terem um discurso contrário ao prefeito Rafael, protocolarem ofícios que nunca geram respostas, mas rendem publicações em redes sociais. Mas o que parece é que a real intenção é complicar o simples e jogar a culpa no pífio governo municipal. Se um morador tem um entulho em sua porta, o que ele quer é uma solução, e não ser um ator coadjuvante de um vídeo, ou uma testemunha de um ofício.

No geral, o que se vê é um show de bravatas e galhofadas, vereador gravando vídeos e publicando em redes sociais. Sabem que não irá adiantar nada, mas o que importa é fazer barulho e aparecer. Mesmo que seja apenas para a sua “bolha social”. Querem surfar a onda das redes sociais, mas na maioria dos casos, completamente sem conteúdo e sem resolutividade. O problema o eleitor já tem, ele agora busca a solução.

Quando a população pede a “nova política”, não está falando em fazer a velha politicagem em novos meios de comunicação. E sim, fazer a política de maneira diferente, propositiva, resolutiva, agregadora. Mas afinal, qual a função dos vereadores de Campos? É só gravar vídeo e fazer presepada em rede social? Se for isso, tem gente que faz o mesmo por preço mais baixo.

O governo Rafael será lembrado para sempre como uma gestão apática, que via os problemas e justificava a falta de ações na causa dos problemas. Infelizmente isso parece ser contagioso. Vereadores, de situação e oposição, fazem o mesmo. Se o governo Rafael afundou, os vereadores tem sua parcela de culpa da tragédia. E não adianta fazer vídeo em um bote salva vidas pedindo socorro.

Relacionados

ÚLTIMAS POSTAGENS

error: Conteúdo protegido.