Outubro Rosa: alimentos que auxiliam na prevenção do câncer

A má alimentação e a nutrição são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. Para muitas pessoas, desenvolver um câncer é questão de destino, mas será que é bem assim?

Um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do British Journal of Cancer apontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Dentre esses hábitos, um que se destaca é a alimentação. Uma alimentação equilibrada previne não somente o câncer, mas inúmeras outras patologias, como as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT’s), obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outras. Alguns alimentos, tem funções que se destacam quando o assunto é prevenir a multiplicação de células doentes por serem ricos em fitoquímicos, catequinas, antioxidantes e polifenóis.

Dentre eles:

  • Grupo das brássicas: brócolis, couve, couve-flor, repolho, mostarda, agrião, etc. Os compostos bioativos presentes neste grupo, os sulforafanos são os mais estudados. Atuam com efeito antiproliferativo e antiapoptótico nas células.
  • Chá verde: seus compostos antioxidantes atuam diretamente na prevenção de formação de células cancerígenas.
  • Alho e cebola: são fontes de fitoquímicos, auxiliando assim, a eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento da doença.
  • Tomate: fonte de licopeno, carotenoide que atua diretamente na prevenção da oxidação celular. Porém, é preferível o tomate sempre cozido, ensopado ou refogado. Após esse aquecimento, nosso organismo absorve cerca de 30% a mais de licopeno.
  • Alimentos alaranjados: cenoura, abóbora, manga e acerola também são ricas em carotenoides que são super antioxidantes, protetores celular.
  • Uva: rica em polifenóis, sua casca e semente são os lugares onde há maior concentração desse nutriente.
  • Frutas vermelhas: a framboesa e a amora, por exemplo, são ricas em antocianinas, fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor.

Tenham sempre em mente que uma alimentação equilibrada e completa será uma grande aliada na prevenção do câncer. Busque profissionais que possam te auxiliar no processo de reeducação alimentar.

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.” (Hipócrates)

Lara Rosalino, Nutricionista.

CRN 181002108 – [email protected]

 

 

 

- Participe -
- Anúncios -

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido.