Array

Osteoporose: somente a ingestão de leite é suficiente para a prevenção?

- Publicidade -

Há inúmeras evidências científicas mostrando o aumento da incidência de osteoporose em todo o mundo e todos os seus efeitos sob a nossa saúde. Assim como as outras doenças crônicas não transmissíveis, a osteoporose está relacionada aos hábitos alimentares que tivemos ao longo da vida.

- Publicidade -

As recomendações para ingestão de cálcio variam entre 800 e 1300mg por dia, porém da quantidade que ingerimos, estima-se que só absorvemos 40%. Esses são valores de ingestão seguros para que adolescentes produzam quantidades máximas de osso para ter uma redução de fraturas e perda óssea no futuro. Além do baixo consumo de cálcio, outros fatores estão envolvidos na causa da osteoporose, como: fatores genéticos, fatores ambientais, estilo de vida, prática de atividade física, consumo de alimentos que prejudicam a absorção de cálcio, idade e fatores hormonais.

Vegetais verde escuro e algumas frutas são excelentes fontes de cálcio. Um estudo científico demonstrou que o cálcio presente no repolho é melhor absorvido do que o presente no leite de vaca. Peixes também são excelentes fontes desse mineral. Mas somente o consumo de cálcio não é suficiente para a prevenção e tratamento da osteoporose, outros nutrientes estão envolvidos nesse processo:

Sódio: o alto consumo aumenta a excreção renal de cálcio;

Zinco: a deficiência está relacionada a perda de massa óssea;

Potássio: seu consumo adequado traz benefícios que auxiliam no aumento da formação de massa óssea.

Magnésio: atua no metabolismo ósseo e quando deficiente, gera menor densidade mineral óssea.

Vitamina K: diminui a incidência de fraturas ósseas.

Vitamina C: fundamental para a síntese de colágeno que também está envolvido na boa saúde dos ossos.

Vitamina D: sua deficiência resulta em menor absorção de cálcio e maior reabsorção óssea.

Desta forma, concluímos que a alimentação saudável, com boas quantidades de frutas, verduras, legumes, oleaginosas, leguminosas, gorduras boas e alimentos integrais, aliado a prática de atividade física e melhora do estilo de vida contribui para a prevenção da osteoporose. Somente o consumo de leite não é suficiente para a prevenção.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS