fbpx

#SigaOCLICK

ONU divulga vídeo criticando o uso de combustíveis fósseis às vésperas de conferência sobre o aquecimento global

MAIS LIDAS

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um novo vídeo de conscientização sobre o uso de combustíveis fósseis, em preparação para o painel de discussão organizado por ela sobre o aquecimento global, com início marcado para o próximo domingo (31).

Leia também

Aquecimento global pode ser responsável por epidemia de doença renal crônicaEnchentes devastadoras ocorridas em MG têm relação com as mudanças climáticasApenas um país está próximo de cumprir suas metas em relação às mudanças climáticas

Apesar do tema ser mais sombrio, o vídeo é apresentado de forma leve, contando com a narração do ator Jack Black (Escola do Rock; Nacho Libre; King Kong, para citar alguns). Ainda assim, a mensagem traz importância: o uso contínuo de combustíveis fósseis está levando a humanidade à extinção.

No vídeo, Black interpreta um dinossauro, que fala em um púlpito como se fosse um palestrante da ONU. A ideia é oferecer o “testemunho” de uma espécie extinta há milhões de anos e que, portanto, tem lugar de fala no que tange a como “deixar de existir é algo ruim”.

“Vocês estão a caminho de um desastre climático”, disse o personagem. “E mesmo assim, todo ano, governos gastam centenas de bilhões do dinheiro público em subsídios de combustíveis fósseis. Imagine se, na minha época, nós gastássemos milhões para subsidiar meteoros”.

O vídeo veio acompanhado de um novo relatório divulgado na manhã desta quarta-feira (27), onde a ONU cita pesquisa própria, que concluiu que os gastos governamentais com o financiamento de combustíveis fósseis é de aproximadamente US$ 423 bilhões (R$ 2,35 trilhões) – cerca de quatro vezes mais do que o volume gasto, por exemplo, com o auxílio ao combate ao aquecimento global em países mais pobres.

O líder do Programa de Desenvolvimento da ONU, Achim Steiner, reconheceu que uma reforma no sistema de subsídios a combustíveis fósseis não seria a mais fácil das empreitadas e cada país precisaria de uma abordagem diferente:

“Mas nós também sabemos que temos que nos distanciar dessas fontes de energia que contribuem para o declínio do nosso planeta”, ele disse. “Acabar com o suporte financeiro a esses combustíveis de forma justa e igualitária será um elemento essencial a essa transição”.

O secretário geral da ONU, Antonio Guterres, por diversas vezes clamou pelo fim desse tipo de financiamento. E a redução do uso de combustíveis fósseis – bem como a pesquisa e desenvolvimento de fontes mais limpas de energia – é prerrogativa do Acordo Climático de Paris, apoiado formalmente por 197 países (mas assinado “apenas” por 192).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post ONU divulga vídeo criticando o uso de combustíveis fósseis às vésperas de conferência sobre o aquecimento global apareceu primeiro em Olhar Digital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias