Campos

Oficinas de doces caseiros levam a tradição campista ao FDP!

De quinta-feira (21) a domingo (24), na Tenda Cabrunco, haverá uma série de oficinas de doces para adultos e crianças no jardim da Villa Maria. O evento será ministrado por um time de confeiteiras que irão ensinar a preparar algumas das guloseimas típicas da região, seguindo a temática do Festival das Doces Palavras (FDP!), que tem como objetivo valorizar duas vocações tradicionais de Campos: a literatura e a fabricação de doces caseiros.
Todas as oficinas serão gratuitas e os interessados podem fazer a inscrição no local na hora com os profissionais da gastronomia convidados pela prefeitura para participar do evento. Na quinta-feira (21), às 10h, haverá uma oficina de “Cup Cake Decorado”, ministrada por Fátima Braga, doceira de experiência internacional que possui quase três décadas no ofício.
Às 14h, os visitantes poderão participar da oficina de “Chuvisco”, o mais laureado doce campista que, em 2011, foi tombado como patrimônio imaterial da cidade pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam). A oficina será ministrada por Simone Gonçalves, que irá ensinar a fazer as versões cristalizada, caramelada, em calda, com nozes, passas ou chocolate, fazendo a alegria de todos os gostos.
Na sexta-feira (22), às 10h, a doceira Andréa Coutinho irá ministrar a oficina de “Biscoito para Crianças”, e às 14h, também no jardim da Villa Maria, a doceira Darlene Monteiro irá ministrar a oficina de “Pastel de Nata”, uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa.
No sábado (23), será a vez da oficina do “Brigadeiro”, famosa guloseima cuja origem está ligada a campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes, então candidato à Presidência da República em 1946. A oficina será ministrada pela doceira Andréa Coutinho e promete fazer a alegria de crianças e adultos. Às 16h, a doceira Fátima Braga estará ministrando a oficina de “Doces Nobres”, que irá apresentar uma gama variada de opções para doces com formatos e decorações diferentes.
No domingo (24), fechando as atividades das oficinas de doces da Tenda Cabrunco, haverá uma oficina de “Cup Cake Decorado”, ministrada pela doceira Fátima Braga. Às 14h, será a vez da oficina de “Chuvisco”, que será ministrada pela doceira Simone Gonçalves.
Já às 16h, as doceiras Dayse e Nathália Santa Cruz, mãe e filha, irão ministrar a oficina de “Arranjos de Doces Tradicionais Campistas. Com experiência internacional na doceria, Dayse conta que a tradição vem de família. “Nós fazemos um trabalho juntas e a tradição veio de minha mãe. A Nathália é a minha continuação”, afirma.
Por Rafael Vargas
Comente com o seu Facebook

To Top
error: Conteúdo protegido.