Blogs

Nutrientes que atuam na Tensão Pré-menstrual

Síndome pré-menstrual é um termo que abrange uma gama de sintomas emocionais, comportamentais, cognitivos e físicos que ocorrem por vários dias antes da menstruação e diminuem após o período menstrual. Cerca de 90% das mulheres em idade reprodutiva relatam a percepção de um ou mais sintomas durante os dias que antecedem a menstruação. Esses sintomas podem alterar o comportamento e bem-estar da mulher.

O tratamento da síndrome pré-menstrual busca melhorar ou eliminar esses sintomas, reduzir seu impacto nas atividades diárias e nos relacionamentos e minimizar os efeitos adversos do tratamento. Vários estudos científicos já indicaram efeitos positivos de nutrientes específicos que geram alívio desses sintomas.

Vitamina B6: atua como co-fator na formação de serotonina, agindo na modulação dos sintomas associados com alteração de humor.

Vitamina E: Alivia os sintomas de de ansiedade e sensibilidade mamária.

Cálcio: Mulheres que consomem mais cálcio apresentam menor risco de desenvolver essa síndrome.

Magnésio: Ajuda no alívio dos sintomas.

Manganês: auxilia no bom humor e diminui a dor.

Isoflavonas: seu consumo reduz diversos sintomas incluindo enxaqueca, sensibilidade mamária, cólicas e inchaço. As isoflavonas são nutrientes presentes na soja.

Carboidratos: é comum durante o período menstrual o aumento da vontade de consumir carboidratos. Mas temos uma explicação para isso, esse nutriente estimula triptofano e consequentemente, atua na produção de serotonina, melhorando o humor e bem-estar.

Nessa fase é fundamental garantir bons níveis de diversos nutrientes, com o objetivo de assegurar o adequado funcionamento do organismo. Quando não for possível a manutenção de dietas balanceadas e nutricionalmente completas, o uso de suplementos de vitaminas e minerais pode ser necessário para o controle dos sintomas.

Fonte: Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à Prática Clínica

Lara Rosalino, Nutricionista – CRN 18100218

[email protected] – (22) 998687477

 

Comente com o seu Facebook
Nutrientes que atuam na Tensão Pré-menstrual

To Top
error: Conteúdo protegido.