Array

A farsa das eleições para diretores das Escolas Municipais em Campos

- Publicidade -

Em meio às férias, a Secretaria de Educação de Campos inicia processo para eleição de diretores das escolas municipais.

- Publicidade -

A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 24/12, véspera de natal. O que surpreende foi a estratégia montada para dificultar a participação da comunidade escolar na escolha de seus dirigentes. Além da data de publicação ser atípica ao quotidiano acadêmico, os prazos para inscrições e requisitos da eleição são totalmente surreais.

Os interessados em participar das eleições escolares devem fazer suas inscrições entre os dias 14, 15 e 16 de janeiro. Só tem um detalhe, estas inscrições ocorrem numa semana com feriado de Santo Amaro, ou seja, menos um dia para que as chapas façam suas inscrições.

As aulas da rede municipal retornam no dia 03 de fevereiro, e no dia 04 já começam as campanhas nas escolas, e na velocidade da luz a comunidade deve escolher seu diretor no dia 08 de fevereiro, um sábado, que por sinal, não é letivo.

Cronograma publicado em Diário Oficial

Acontece que, caso não hajam chapas inscritas ou as inscritas não alcançarem o número mínimo de votos estabelecido, o prefeito é quem continuará a escolher os diretores através das nomeações que hoje vigoram, atendendo a vereadores e partidos políticos.

Rasgando o verbo: Todos nós sabemos que a primeira semana de aula serve para as adaptações administrativas e os alunos têm baixa frequência, onde ocorre o famoso “paredão”. No mês de Janeiro, grande parte dos interessados em participar do processo estão de férias, fora da cidade, o que dificulta a participação destes no que deveria ser um importante processo, e o pior, a votação acontecerá em um sábado no auge do verão.

Pelo visto, o governo cuidou e planejou muito para fazer com que a comunidade fique de fora daquilo que eles mesmos prometeram: deixar a comunidade escolar escolher seus dirigentes.

Procuramos aqui, dar voz aos profissionais da educação, que são massacrados diante de atitudes como esta, e mais uma vez foram enganados.

Lamentável.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS