Array

Limpeza em canais avança em diversas frentes de trabalho

- Publicidade -

O trabalho de dragagem em canais segue dentro do cronograma em diversos pontos do município, na área urbana e em comunidades rurais. A parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado, através do programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é responsável pela maioria das intervenções e, atualmente, o serviço prioriza o Canal Coqueiros, um dos principais do município, e o Cacomanga, que há tempos não passava por intervenção.

— No Coqueiros, onde atuamos também no ano passado, desta vez estamos limpando só a parte urbana, antes da chegada da temporada de chuvas. Já estamos chegando ao bairro Bela Vista, após passarmos pelo Matadouro, onde ele começa saindo do rio Paraíba do Sul, depois o Parque Califórnia, Horto, Flamboyant, Jóquei Clube e Penha, completando cerca de dez quilômetros. Já no Cacomanga, estamos dando atenção especial porque ele não era limpo há cerca de cinco anos — explica o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.

A limpeza no Coqueiros começou no dia 3 de agosto. E no Cacomanga, uma semana depois. No trabalho, são utilizadas máquinas Long Reach (braço articulado) e Dragline (pá presa a cabo de aço), de acordo com a necessidade. Somando a parte urbana e o trecho rural, o Coqueiros tem mais de 40 quilômetros. Já no Cacomanga, que tem pouco mais de quatro quilômetros, a dragagem já cobriu 1,5 quilômetro. O trabalho beneficia pequenos produtores rurais das áreas da Tapera, Ururaí e Lagoa de Cima.

Além do Coqueiros e do Cacomanga, outros canais passam por limpeza. O Canal do Saco, que vai da área atrás do Shopping Boulevard e segue até a Tapera, onde se encontra com o Cacomanga, está em fase final de limpeza a cargo da secretaria de Desenvolvimento Ambiental em parceria com a Águas do Paraíba. Os serviços começaram em 3 de julho nos quatro quilômetros de extensão.

Também em fase final de dragagem está o Caxexo, na localidade de São Martinho, na Baixada, com cerca de 12 quilômetros. A limpeza faz parte da parceria com o Limpa Rio e permite a chegada da água para as lavouras e o gado de centenas de pequenos produtores rurais. O canal Rio Novo, na Baixada, também está sendo limpo, mas em parceria entre a Prefeitura e os produtores rurais locais. E no Cambaíba os serviços já terminaram, depois da dragagem em cerca de 2,5 quilômetros para dar vazão às águas de chuva que meses atrás inundaram diversas propriedades rurais.

Em breve, mais canais passarão por limpeza. O superintendente de Agricultura e Pecuária adiantou que o canal Vala do Mato será beneficiado e aguarda o fim do processo de licitação. “O Vala do Mato vai da Lagoa Feia até o Coqueiros, para levar água limpa às propriedades”, acrescenta Nildo.

O Canal São Bento, que sai do Paraíba pouco depois de Barcelos (SJB) e segue em direção à Baixada Campista, passará novamente por dragagem. “Nos próximos dias vamos reiniciar intervenções carregando as areias retiradas na última dragagem, meses atrás. E depois continuaremos com o trabalho de desobstrução”, acrescenta ainda o superintendente.

Desde o ano passado já foram limpos mais de 50 quilômetros de canais em todo o município. Uma das mais importantes foi a desobstrução no Canal das Flechas, na área da Ponte do Gote, também em São Martinho, onde foram feitas duas intervenções. Campos tem mais de 1.400 quilômetros de canais, a maior parte na Baixada, abertos pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS).

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS