Laticínio clandestino é fechado em Campos

Atendendo denúncia quanto à fabricação clandestina de queijo tipo mussarela bolinha, destinado ao comércio em churrascarias e churrasquinhos da cidade de Campos, fabricados clandestinamente na localidade de Imbé, equipes da Defesa Agropecuária Estadual, Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal com o apoio da PM, estouraram na tarde dessa segunda-feira (08), um laticínio clandestino que fabricava queijo.

No local os agentes encontraram queijos tipo mussarela bolinha estocados que seriam vendidos. Havia também uma peça de mussarela num formato redondo que apresentava nítido estado de alteração por mofo e bolor, e também uma motocicleta com um baú usada para a distribuição desse produto.

- Advertisement -




Na sala de produção a falta de higiene,equipamentos rústicos de madeira, freezers enferrujados, material de manutenção e peças oxidados, um fogareiro improvisado com rodas de carro e a água utilizada para o cozimento e filagem da massa, surpreenderam as equipes.

Pelo risco iminente ao consumo humano já que além de não pasteurizar o leite recebido, não fazer nenhuma análise, e se quer ter algum controle quanto à vacinação e saúde dos animais que produziram este leite, a forma rudimentar e desprovida de higiene na fabricação desse queijo, são fatores que colocam a vida e a saúde do consumidor em risco, os agentes infracionaram o responsável numa multa q pode chegar a 1.000 UFIR’s, apreenderam e inutilizaram 47kg de queijo e 300 litros de leite, soro e fermento sem origem sanitária impróprios ao consumo humano.

O estabelecimento foi interditado e somente poderá funcionar caso se regularize ficando o infrator sujeito a sanções administrativas e penais cabíveis caso descumpra essa determinação.

A Fiscalização alerta para que o consumidor somente compre produtos de origem animal (leite e seus derivados, carnes e seus derivados, ovo, mel e etc) que possuam registro em algum serviço oficial de inspeção seja S.I.M., S.I.E., S.I.F. ou S.I.S.B.I.

Fonte: Ascom




MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido.