Campos

Jardim São Benedito: 1ª etapa da revitalização será entregue domingo

Queridinho dos campistas, o Jardim São Benedito faz parte da tradição familiar da cidade e todos têm histórias para contar que aconteceram por lá. Em resgate a essas lembranças e na construção das futuras, a Prefeitura de Campos entrega, no próximo domingo (22), a primeira fase de revitalização do espaço. A segunda fase será entregue no Dia dos Pais, com a estreia do projeto “Viva Jardim São Benedito”, onde artistas locais se apresentarão um domingo por mês.

A primeira fase de revitalização abrange a pintura de todo o gradil do Jardim, das quadras esportivas, dos brinquedos e do canteiro em frente à igreja de São Benedito. Também houve a troca de todo o material esportivo das academias do parque. A Superintendência de Iluminação Pública modernizou a iluminação das quadras que receberam projetores de alta eficiência, doados pela concessionária Autopista Fluminense (Leia mais AQUI). Para a segunda etapa de revitalização, será entregue o conserto dos lagos existentes no local. Até a data, terá sido finalizado o processo de chamamento público (AQUI) que selecionará os artistas que vão se apresentar no segundo domingo de cada mês, de 11h às 13h, no “Viva Jardim São Benedito”.

— Eu vivi minha infância no Jardim e sei o quanto aquele espaço é importante para o município, para que os pais tenham este ambiente saudável para levarem seus filhos. A ideia é fazer com que o espaço volte a ser como era antes, totalmente ligado à família, com atrações para os pais, assim como diversão para as crianças — destacou o superintendente de Entretenimento e Lazer, Hélio Nahim.

O Jardim São Benedito foi o “quintal de casa” para muitos campistas que, hoje, querem resgatar a tradição com seus filhos. Esse é o caso de Michele Paes, que gosta de levar os filhos, de cinco e sete anos, para fazerem piquenique no local. “Sempre venho com meus filhos para fazermos piqueniques. Trago a toalha, a cestinha, a travessa de frutas e preparo um espaço bem bonito. Meu marido e eu buscamos resgatar tradições de infância para nossos filhos. Assim como eu tenho minhas lembranças no Jardim, espero que meus filhos também tenham”, disse Michele.

Oficialmente chamado de Praça Nilo Peçanha em homenagem ao célebre campista, que foi Presidente da República, o Jardim São Benedito teve muitos nomes, como “Praça Municipal” e “Praça dos Negros”. Como relata o historiador Hélvio Cordeiro através do Instituto Historiar, o nome popular veio quando foi construída a Igreja de São Benedito junto a ele. A praça, que chegou a ser usada para enforcamentos nos sombrios tempos da escravidão, hoje, tem novos ares, sendo apadrinhada pelo santo protetor dos negros e humildes.

— O nome oficial era Praça Municipal, porém, em 1865, quando começou a ser construída a Igreja de São Benedito, o povo passou a chamar a praça com o nome do santo siciliano, por uma manifestação muito grande de sentimento religioso. O local onde hoje está a praça foi propriedade, em 1842, de José Francisco da Cruz Miranda (conhecido por “José de Meu Tio”) e era conhecido como “Cercado de José de Meu Tio” — relatou o historiador.

Comente com o seu Facebook
Jardim São Benedito: 1ª etapa da revitalização será entregue domingo

To Top
error: Conteúdo protegido.