fbpx

#SigaOCLICK

Japão lança novo satélite de navegação em órbita

MAIS LIDAS

Na última segunda-feira (25), o foguete H-2A 202, do Japão, lançou um novo satélite de navegação em órbita. Agora a constelação Quasi-Zenith Satellite System (QZSS) conta com um total de quatro satélites.

Foguete japonês H-2A 202 lança o satélite de navegação QZS-R1 em órbita. Imagem: MHI

Segundo a Mitsubishi Heavy Industries, responsável por construir e operar os foguetes H-2A da agência espacial japonesa (JAXA), o veículo decolou do Centro Espacial Tanegashima às 11h19 de terça-feira, ainda 23h19 do dia anterior, pelo horário de Brasília. “Foi um lançamento realmente lindo”, tuitou a empresa após uma decolagem bem-sucedida. 

リフトオフ! 本当に美しい打上げになりました。
Lift off ! It was really beautiful launch ! #H2AF44 pic.twitter.com/iHzyMLzq0J

— MHI Launch Services (@MHI_LS) October 26, 2021

Leia mais:

JAXA cancela lançamento de satélites; motivo seria “análise de estruturas de solo”ONG executa voo em gravidade zero para deficientes e encoraja futuras normas de viagens espaciais a contemplarem PNEsSpaceX lança satélite GPS para a Força Espacial dos EUA

Quase 28 minutos após a decolagem, a Mitsubishi Heavy Industries confirmou que o satélite QZS-R1 havia se separado com sucesso do estágio superior do foguete.

De acordo com o site Space, o satélite QZS-1R é uma substituição para o QZS-1, o primeiro lançado, em 2010. Além dele, estão em órbita o QZS-2, o QZS-3 e o QZS-4.

A constelação QZSS deve receber ainda mais três satélites, completando os sete que ficarão em uma órbita passando sobre o Japão. QZS-R1 deve compartilhar quase os mesmos sinais de transmissão dos satélites GPS recentes, de acordo com para JAXA, que informou que ele é especialmente otimizado para regiões montanhosas e urbanas do país.

Em operação desde 2003, o sistema de lançamento H-2A já enviou satélites para locais como Vênus (Akatsuki) e Marte (Emirates Mars Mission). Este foi o primeiro lançamento do H2-A desde novembro de 2020, quando o Japão lançou em órbita um satélite retransmissor avançado com tecnologia de comunicação a laser.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Japão lança novo satélite de navegação em órbita apareceu primeiro em Olhar Digital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias