Array

INSS oficializa suspensão da prova de vida e aceitação de procurações a vencer por 120 dias

- Publicidade -

Na tentativa de conter a propagação o coronavírus no país, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta terça-feira (dia 17) — no Diário Oficial da União — as orientações que incluem a suspensão da prova de vida dos segurados nos bancos por 120 dias, sem corte de pagamentos, a contar da competência de março. A determinação consta da Portaria 373.

Além disso, o órgão determinou que os servidores continuem a aceitar procurações que estão vencendo pelo mesmo período de quatro meses, a partir da competência de abril. Em geral, esse documento precisa ser renovado ou revalidado a cada 12 meses.

O INSS também decidiu não suspender benefícios de auxílio-reclusão, por 120 dias, por falta de apresentação de declaração de cárcere. Também não suspenderá benefícios por falta de apresentação de CPFs ou por conta da impossibilidade de o trabalhador encaminhado para reabilitação profissional participar do programa. Tudo a partir da competência de abril.

Nos casos de tutela e curatela, caso o administrador provisório não apresente documento que comprove o andamento regular do processo legal além do prazo de seis meses, o INSS também decidiu manter o pagamento do benefício, suspendendo a exigência por 120 dias.

O órgão ainda suspendeu o envio de cartas de convocação aos beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou faltantes identificados pelo Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios (SVCBEN).

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS