fbpx

#SigaOCLICK

Hotmart: o guia completo sobre essa plataforma digital!

MAIS LIDAS

Um dos mercados mais aquecidos atualmente é o da venda de produtos digitais. Por conta da pandemia da Covid-19, muita gente que tinha reservas com o ensino à distância, por exemplo, passaram a considerar essa modalidade uma opção viável.

E com o aumento de pessoas comprando esse tipo de produto digital, é natural que também haja um aumento de pessoas vendendo esse tipo de serviço. Hoje, é muito comum estar navegando no Instagram, por exemplo, e se deparar com anúncios de cursos online de uma série de temas.

E como todo mundo sabe fazer alguma coisa, vender um curso online pode ser uma opção para obter uma renda extra. Nesse momento, uma série de dúvidas podem surgir para quem nunca fez isso antes, porém, uma empresa pode te ajudar a ter sucesso no mundo dos produtos digitais: a Hotmart.

O que é a Hotmart?

Um dos escritórios da Hotmart fica no Brasil. Crédito: Hotmart/Divulgação

A Hotmart é uma empresa de empreendedorismo e educação digital. A empresa se coloca como uma espécie de intermediadora entre criadores e consumidores de produtos digitais. Através da Hotmart, o escritor de um ebook, por exemplo, tem a divulgação, venda e entrega de seu livro facilitada.

A empresa foi fundada em 2011 em Amsterdã, nos Países Baixos (Holanda), e possui um escritório no Brasil. Além disso, a empresa tem filiais nos Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, México e Espanha. Atualmente, são mais de 370 mil produtos cadastrados e 26 milhões de usuários.

A plataforma permite que qualquer pessoa hospede e venda produtos digitais. Além disso, também é possível criar programas de assinatura de conteúdo, porém, com a comodidade de poder fazer o upload dos arquivos em um serviço próprio da empresa, o Hotmart Sparkle.

Hotmart: como funciona?

Entre os serviços prestados pela Hotmart, estão a hospedagem dos produtos digitais. Além disso, os vendedores têm total controle sobre o acesso dos compradores aos produtos. Isso garante aos produtores de conteúdo a segurança de que seu material não será pirateado.

Diferentemente de outras plataformas de assinatura de conteúdo, como o OnlyFans (que não é exclusivo para conteúdo adulto), na Hotmart, você não precisa ser o criador de um produto digital. A Hotmart permite que você seja afiliado a um produto.

Atualmente, a Hotmart possui uma ampla gama de produtos digitais que podem ser comercializados, que consistem em:

Ebooks em PDF ou EPUB;Documentos diversos em texto nos formatos .doc ou .rtf;Videoaulas;Palestras e screencasts nos formatos MPEG, FLV, MOV e WMV;Softwares nos formatos .exe e .msi;Fotografias;Podcasts;Scripts e quaisquer outros formatos de arquivo que possam ser baixados pela internet.

A Hotmart possui três modalidades de usuário: produtor, afiliado e consumidor. O produtor é o criador de um produto, que recebe conforme suas vendas. O afiliado, por sua vez, pode pesquisar por um produto, trabalhar na divulgação dele e receber comissões pelos produtos que conseguir vender.

Em resumo: uma pessoa cria um curso, e resolve vendê-lo na Hotmart. Pessoas com facilidade em vender podem ajudar na divulgação do curso em troca de comissões. Por fim, os consumidores podem comprar o produto pesquisando na plataforma ou por links.

Como vender na Hotmart?

Usuários da Hotmart podem se cadastrar em uma ou mais das três modalidades disponíveis. Crédito: Hotmart/Divulgação

Sem mais delongas, o Olhar Digital preparou um guia completo sobre como vender na Hotmart. Além de responder algumas dúvidas comuns de quem tem interesse em anunciar um produto ou serviço na plataforma ou ganhar um dinheiro extra fazendo vendas no aquecido mercado de produtos digitais.

O cadastro na plataforma é gratuito para todas as modalidades, ou seja, não se paga nada para entrar na Hotmart, mesmo como um produtor de conteúdo. Com isso, ao invés de pagar taxas de adesão ou mensalidades, a empresa fica com uma parcela do valor de venda do produto ou serviço.

Para afiliados

Existe um volume muito maior de pessoas com talento para vender do que para criar produtos, principalmente quando se trata do que a Hotmart oferece. Por isso, para muita gente é mais interessante ser um afiliado ao invés de um produtor na plataforma.

Como ser afiliado Hotmart

O processo para criar uma conta de afiliado na Hotmart é relativamente simples, mas vale apenas para a venda de cursos online. Para isso, basta inscrever-se na plataforma e criar um perfil. É possível criar um perfil usando uma conta no Facebook ou inserindo e-mail e senha.

Conta na Hotmart pode ser criada com o Facebook ou através de um email e uma senha. Crédito: Captura de tela/Hotmart

Como fazer cadastro e login na Hotmart?

Após inserir os dados, a plataforma te dará três opções: “Tenho uma ideia ou produto digital para vender pela Hotmart”. “Quero vender produtos que estão na Hotmart e ganhar comissões” e “Ainda não decidi, quero aprender sobre o Mercado Digital e a Hotmart”.

O usuário pode escolher desde nenhuma, ao clicar na opção “Responder depois”, até as três opções, a depender do que deseja fazer na plataforma. Para ser um afiliado, a recomendação é clicar na segunda opção para conseguir vender produtos que já estão na plataforma.

Assim que escolher uma, mais de uma ou nenhuma das opções ofertadas, a Hotmart fará um pequeno questionário. A resposta não é obrigatória e a enquete é composta por três perguntas. O objetivo é conhecer um pouco sobre a experiência das pessoas que se cadastram no site com vendas online.

Painel de afiliado de um usuário da Hotmart. Crédito: Hotmart/Divulgação

Após responder ao questionário, o usuário é direcionado à aba “painel”, onde pode controlar tudo que pode fazer na plataforma. Para se afiliar a um produto, basta clicar no botão de seta (>), em seguida, na opção “Produtos”, e em seguida em “Sou Alifiado(a)”.

Em seguida, aparecerá a página em que ficam os produtos a que um usuário se afiliou, assim como os pedidos que foram realizados, estão pendentes ou já foram enviados. Caso ainda não haja nenhuma afiliação, basta clicar no botão “Afilie-se agora” para buscar qual produto se encaixa no seu perfil.

Depois de escolher o produto, o usuário recebe o Hotlink, que tem a função de divulgar o produto. Com ele em mãos, basta fazer a divulgação do produto. Em cada venda realizada, o afiliado da Hotmart recebe um valor variável de comissão.

Dicas para trabalhar como afiliado

Outra opção para encontrar os produtos para se tornar afiliado na Hotmart, o usuário também pode selecionar a opção “Visitar mercado” ou “Mercado”, que fica no canto superior esquerdo da tela. Essa opção permite ver todos os cursos que estão disponíveis na plataforma.

Defina seu nicho dentro da Hotmart

É importante escolher vender cursos sobre um assunto que você já tenha algum conhecimento prévio ou, até mesmo, domine. Por exemplo, se um usuário conhece sobre massagens ou sobre design de unhas, seria interessante escolher cursos sobre esses dois temas para começar.

É importante estar confortável com o nicho de mercado com o qual se vai trabalhar. Crédito: Marcos Homem/iStock

Analise os indicadores de venda dos produtos

Depois de escolher os temas que mais interessam, é importante o usuário escolher um produto que realmente valha a pena se afiliar. Para isso, a própria Hotmart recomenda analisar cinco fatores para descobrir se um produto é ou não viável para se afiliar:

Temperatura: indica a forma que o mercado está recebendo aquele produto;Blueprint: representa o nível de qualidade das informações que foram cadastradas pelo criador do curso, como por exemplo, o material de divulgação que foi disponibilizado e a página de vendas daquele produto;Satisfação: a avaliação que aquele produto recebeu das pessoas que já o compraram;Valor da comissão por vendas: é importante pensar no tempo e no dinheiro que será gasto para fazer as vendas de um produto. Por isso, deve-se fazer as contas sobre se o valor pago como comissão é viável para garantir um bom retorno financeiro;Forma de comissionamento: por último, mas não menos importante, vem a forma de comissionamento. Essa opção indica se quem receberá a comissão é o afiliado que indicou um determinado cliente por último ou o que fez aquele cliente chegar ao produto primeiro.

É fundamental pensar muito bem na hora de decidir com qual tipo de comissionamento trabalhar. A escolha depende muito do que o afiliado quer e como ele deseja trabalhar. A sugestão da empresa é escolher mais de um curso, com perfis parecidos, e checar com a qual ele melhor se adapta.

Atente-se à estrutura do produto

Depois de fazer todas as análises necessárias, é hora de escolher qual produto efetivamente será vendido. A sugestão da empresa nesta etapa é escolher pelo menos três cursos relacionados ao nicho com o qual você vai trabalhar como afiliado. A Hotmart oferece duas modalidades para afiliação:

Afiliação em um clique: esta modalidade é disponibilizada para produtos que tenham afiliação livre, para isso, basta clicar em “Afiliar-se” e você já poderá vender este curso;Solicitar afiliação: nesta modalidade, a afiliação é moderada pelo produtor, com isso, é necessário solicitar que ele aceite o usuário como afiliado. Nesta modalidade, é necessário aguardar a resposta do produtor, que pode aceitar ou não a afiliação.

Faça um bom trabalho de divulgação

Um bom trabalho de divulgação é essencial para garantir um retorno satisfatório na Hotmart. Crédito: CC0 Domínio Público/PxHere

Depois disso, é hora de divulgar o produto para os consumidores. Apesar de as compras serem somente dentro da plataforma da Hotmart, a divulgação pode ser feita em qualquer lugar. Os canais recomendados são anúncios pagos, redes sociais, publiposts em blogs e marketing por e-mail.

A escolha dos canais de divulgação do produto também depende de qual será a estratégia que o afiliado vai adotar para vender. É importante ressaltar que existem algumas práticas de divulgação que são proibidas e podem levar ao bloqueio da conta.

O que um afiliado da Hotmart não pode fazer?

Divulgar SPAM;Publicidades enganosas, com promessas que o produto não é capaz de entregar.

Entre as práticas consideradas como divulgação de SPAM pela Hotmart estão:

Compartilhar links de vendas diversas vezes em comentários de redes sociais, blogs ou sites;Enviar mensagens diretas para pessoas sem a prévia autorização delas;Envio de e-mails não autorizados pelos remetentes;Publicidade enganosa, que garante ao público resultados e/ou benefícios que o produto não é capaz de gerar.

Já as publicidades enganosas incluem promessas mirabolantes, algo que pode ser a primeira coisa que alguém pensa quando lê o nome da Hotmart, já que existe uma série de anúncios em grupos de empregos em redes sociais como o Facebook para afiliação em algum produto.

Leia mais:

Desafio Hotmart: R$ 2 milhões em investimentos para seis startups brasileirasFundação Estudar abre inscrições para bolsas de estudo na área de tecnologiaStartups brasileiras batem recorde e captam US$ 5,2 bilhões no 1° semestre de 2021

Entre as práticas que a Hotmart pode considerar como publicidade enganosa, que pode levar ao bloqueio da conta, destacam-se:

Campanhas que contenham promessas falsas;Campanhas que associam a compra do produto à promessa imediata de resultados e/ou benefícios que tanto o produto quanto o Produtor não são capazes de garantir;Campanhas que utilizem imagens que façam alusão à benefícios, financeiros ou não, que o produto não é capaz de entregar;Campanhas que associam nomes de terceiros, sejam marcas, pessoas físicas ou jurídicas, sem autorização prévia, para reforçar ou comprovar os benefícios do produto.

A Hotmart também apresenta uma grande preocupação com a imagem da marca, por conta disso, existem algumas outras práticas proibidas. Um exemplo disso é fazer com que um produto pareça que pertence à Hotmart, e não que a Hotmart é a plataforma por onde o produto é vendido e entregue.

Hotmart proíbe que posições como afiliado a um produto sejam anunciadas como vagas de emprego. Crédito: Hotmart/Divulgação

Em seu blog, a Hotmart enfatiza que não possui nenhum produto digital à venda. A plataforma possui cursos de capacitação para iniciantes, porém, todos eles são disponibilizados gratuitamente. Alguns dos cursos disponíveis são: Hotmart Academy, Desafio 30 dias e o Desafio Primeira Venda.

Isso significa que nenhum produto disponível no Mercado de Afiliação, pertence à Hotmart. Todos os produtos disponibilizados na plataforma são de responsabilidade de seus respectivos produtores.

Para produtores dos cursos

Apesar de existir mais gente que vende do que gente que cria conteúdos digitais, hoje, existem mais de 370 mil produtos cadastrados na Hotmart. Isso significa que também existe muita gente com capacidade e vontade de criar conteúdos e disponibilizá-los na plataforma.

Aprenda a começar um negócio digital na plataforma

O processo para se criar uma conta de produtor na Hotmart é o mesmo que se faz para se criar uma conta de afiliado, a diferença vai vir lá no momento de acessar o painel. Depois disso, no menu lateral, o usuário precisará clicar na opção “Produtos”, e, em seguida, em “Cadastrar Produto”.

Em seguida, o produtor é redirecionado à uma nova tela, onde deverá determinar o que deseja vender, entre os formatos de produtos disponíveis, que são:

Cursos online, Área de Membros, Serviços de AssinaturaE-books, DocumentosIngressos para eventosScreencasts, Filmes, ClipesÁudios, Músicas, RingtonesSoftware, Programas para baixarImagens, Ícones, FotosNúmeros de Série, Cupons de DescontoAplicativos para CelularTemplates, Códigos Fonte

Na tela seguinte, o produtor deverá fornecer detalhes sobre o produto que está ofertando na Hotmart. Os dados solicitados são o nome do produto, uma breve descrição, com pelo menos 200 caracteres, e uma foto de capa que pode estar nos formatos JPG, PNG ou GIF.

O passo seguinte é escolher em qual idioma será disponibilizado o conteúdo, além de qual é o mercado de atuação que o produtor trabalha e qual a categoria do produto. É importante prestar bastante atenção nesses pontos para garantir que o produto chegue nas pessoas certas.

Como se ganha dinheiro com a Hotmart?

Em seguida, chega a parte monetária, em que o produtor escolhe em qual moeda o produto será vendido e o tipo de pagamento. O usuário pode escolher entre aceitar ou não parcelamentos, se o parcelamento vai gerar algum tipo de tarifa e se serão aceitos planos de assinatura.

A Hotmart disponibiliza uma opção padrão para parcelamentos em cada um dos tipos de pagamento disponíveis. Em seguida, será necessário escolher em até quantas vezes o produtor deseja que os compradores possam parcelar o produto.

Qual o valor da comissão da Hotmart?

Produtos com valores menores que R$ 10,00 são taxados em 20% na Hotmart. Acima disso, as taxas são de 9,9%. Crédito: Hotmart/Divulgação

No Brasil, para produtos comercializados em real, a tarifa é de 9,9% do valor de face do produto mais R$1,00 para produtos que custam mais de R$10. Para produtos que custam R$10 ou menos, o Hotmart fica com 20% do valor mais R$1,00.

Exemplificando: se o nosso e-book custa R$20,00, sempre que uma unidade for vendida, a Hotmart ficará com uma taxa de R$1,98, referente aos 9,9% de taxa, mais R$1,00, o que totaliza um valor de R$2,98 para a plataforma.

Em um outro exemplo, se o nosso livro custar R$10,00, a plataforma vai ficar com R$2,00 referentes à taxa da plataforma, com mais R$1,00 de taxa fixa, a Hotmart vai ficar com R$3,00. Ou seja, vender produtos ou serviços com um valor baixo só compensam se o volume de vendas for muito alto.

Como fazer um saque na Hotmart?

Após realizar as vendas dentro da plataforma, o próximo passo é fazer o saque dos seus ganhos. Para isso, antes de mais nada, é necessário cadastrar uma conta bancária para onde o dinheiro será transferido.

O valor mínimo para saques é de R$20,00 e a tarifa de saque é fixada no valor de R$1,99, independente do valor que será sacado. Para moedas diferentes do real, o valor das tarifas de saque são variáveis, em euro, por exemplo, o valor vai de € 3,00 a € 7,50, dependendo do valor a ser sacado.

Como funciona o reembolso Hotmart?

Uma das etapas para o cadastro de um produto é a definição do prazo de reembolso que será dado ao comprador. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo mínimo de sete dias corridos para arrependimento de uma compra, logo, esse é o prazo mínimo para pedido de reembolso.

Contudo, na Hotmart, um produto pode oferecer um prazo maior para o reembolso, tendo a opção de oferecer, além dos sete dias definidos por lei, 15, 21, ou 30 dias para arrependimento e solicitação de reembolso do valor do produto comprado.

Pelo Código de Defesa do Consumidor, pode solicitar reembolso do valor total de um produto ou serviço qualquer consumidor que:

Se arrepende da compra, desde que seja em até 7 dias após o recebimento do produto ou do serviço contratado;Quando o produto recebido possui algum defeito;Quando o produto é impróprio para o consumo.

Como a Hotmart trabalha apenas com produtos digitais, apenas a primeira opção de reembolso faz sentido para os consumidores da plataforma. Também é possível criar uma política de reembolso própria para tipos específicos de produtos, mas isso fica a critério de cada um dos produtores.

Existem dois tipos de reembolso na Hotmart: diretamente pela plataforma, que é quando um comprador insatisfeito solicita a devolução junto ao produtor e recebe, caso esteja nas regras. A segunda é o chargeback, em que o cancelamento do pedido é feito junto à operadora de cartão de crédito.

Hotmart: principais dúvidas respondidas

Apesar de ser uma plataforma com dez anos de existência e escritórios em sete países, muita gente tem uma série de dúvidas ou, até mesmo, receio de investir tempo ou esforços na Hotmart. Além disso, existe uma série de dúvidas bastante comuns entre quem tem interesse em ingressar na plataforma.

Hotmart Club: o que é?

Além de ser uma das maiores plataformas de venda de produtos digitais do mundo, a Hotmart possui alguns outros serviços, um deles é o Hotmart Club, que é a área de membros da Hotmart. Através do Hotmart Club é possível potencializar as vendas através de promoções ou degustações do conteúdo.

Através do Hotmart Club, um produtor pode, por exemplo, disponibilizar um módulo gratuito ou uma amostra sem custos do curso. Também é possível criar cupons de ofertas, vender pacotes de extensão e conteúdos extras de maneira rápida, fácil e descomplicada.

O que é Hotmart Sparkle?

Hotmart Sparkle é o substituto do antigo Hotmart Pocket para a gestão dos negócios na plataforma. Crédito: Hotmart/Divulgação

O Hotmart Sparkle é o substituto do Hotmart Pocket, e trata-se de um aplicativo para a gestão dos negócios feitos através da plataforma. Com um aplicativo disponível para Android e iOS, o Sparkle permite a gestão completa das vendas e comunidades diretamente do smartphone.

Com o Sparkle, sempre que uma venda é realizada, é enviada uma notificação. Também é possível acessar facilmente os painéis de resultados e acompanhar em tempo real como está o desempenho de um produto ou serviço.

O Hotmart Sparkle também tem a função de criação de comunidades. Através delas, é possível montar grupos de interesses que funcionam como espaços para que pessoas com interesses em comum possam compartilhar conteúdos.

O Sparkle também permite que os criadores de conteúdo formem “grupos secretos”. Muitos produtores de podcasts, por exemplo, criam programas de assinatura e usam a plataforma para formar comunidades e distribuir o conteúdo por lá.

Afinal, Hotmart é confiável?

Grupos de emprego, principalmente no Facebook, deram uma conotação negativa ao nome da Hotmart e muitas pessoas têm os dois pés atrás com a plataforma. Porém, trata-se de uma empresa bastante séria e com uma atuação positiva dentro do mercado de venda de produtos digitais.

Porém, é necessário pensar muito bem antes de ingressar na plataforma, principalmente para ingressar como afiliado. É necessário ter uma afinidade com o tema do curso que será vendido e, acima de tudo, ter algum talento nas vendas para conseguir algum sucesso.

No mais, a Hotmart permite conferir visibilidade ao seu produto e criar comunidades dentro da plataforma, tudo isso, basicamente, “de graça”, já que você só paga uma parcela do valor do produto caso faça vendas. Então, no fim das contas, a Hotmart não é uma certeza, mas vale a pena arriscar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Hotmart: o guia completo sobre essa plataforma digital! apareceu primeiro em Olhar Digital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias