fbpx

#SigaOCLICK

Guarda intensifica ação na área central de Campos com cães e ônibus de monitoramento

MAIS LIDAS

Com a proximidade das festas de fim de ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou as ações na área central e na região da Avenida Pelinca, principais centros comerciais de Campos. Além dos agentes em patrulhamento a pé e em viaturas, o órgão também está com o ônibus de monitoramento, estacionado na Praça 4 Jornadas. A novidade este ano na atuação da GCM é a presença do Grupamento de Operações com Cães (GOC) no Calçadão.

O ônibus foi adquirido em 2014, por meio de parceria com o Governo Federal. A unidade móvel conta com seis câmeras que podem capturar imagens em até 500 metros de distância. As câmeras são equipadas com dispositivo infravermelho facilitando o monitoramento noturno, sendo um forte aliado para auxiliar na segurança do município.

- Advertisement -

O agente do Grupamento de Operações Especiais (GOE), Luiz Soares, explica que as câmeras possuem longo alcance e um raio de 360º.  “O monitoramento visa atuar em ocorrências gerais em atendimento ao cidadão, que incluem tentativa de furto ou roubo, acidentes, entre outros”, disse Luiz Soares. Ele destaca que, em caso de flagrante pela equipe da central de monitoramento, os agentes em patrulhamento são acionados e, se necessário, a Polícia Militar também.

“O ônibus ali na praça, além de ser um ponto base, com conforto, para os agentes, vai garantir melhor atuação da Guarda com relação à segurança inteligente, uma segurança preventiva e ostensiva. Vem com a finalidade de atender a sociedade, seja para informação, amparo, socorro ou para evitar algum ilício que possa ocorrer nesta região. As câmeras do ônibus vão ajudar muito na atuação da Guarda no local”, informa o comandante da GCM, Wellington Levino.

Na área central, os agentes estão na Praça São Salvador, Avenida 7 de Setembro, próximo ao Corredor Cultural; Rua 13 maio, próximo ao cruzamento com a Rua Saldanha Marinho.  “Nossos agentes estão atuando no Calçadão e nas principais vias dos nossos centros comerciais para proporcionar maior segurança à população neste período do ano”, disse o comandante, ressaltando, ainda, a parceria da Guarda com a Polícia Militar no patrulhamento

A Guarda Municipal está atuando com seis viaturas, sendo quatro carros com dois agentes e duas motos.  Sobre o GOC, Levino destaca o importante papel desempenhado pelos cães. “Nossos cães atuam durante o ano em apoio às Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, tendo participado de várias operações”. O GOC conta com os cães Kyra, Mel, Baru, Iron e Luna, das raças Pastor Alemão e Pastor Belga Malinois.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias