Golpe no WhatsApp engana brasileiros com falsa promoção

Um golpe no WhatsApp alega que a Nike está doando tênis de graça e dando camisetas grátis em promoção de aniversário de 55 anos da marca. A corrente, que tem circulado no mensageiro nesta quinta-feira (2), informa que a fabricante ofereceria 3 mil calçados e 2 mil camisas, e a mensagem acompanha um link que supostamente seria o site da Nike no Brasil. A promoção não é verdadeira, e o endereço falso é um golpe de phishing — golpe cibernético que rouba dados de vítimas ao redirecioná-las a páginas maliciosas.

De acordo com o Google Trends, ferramenta de monitoramento de buscas do Google, pesquisas por termos como “promoção nike aniversário” e “nike dando tênis” aumentaram no Brasil ontem, e atingiram o máximo de interesse nesta sexta-feira (3). Procurada pelo TechTudo, a Nike declarou que “só realiza ações promocionais nos canais oficiais da marca. Para conferir os produtos, descontos e outras ativações da marca, o consumidor deve acessar Nike.com.br”.




A mensagem falsa indica que a Nike completaria 55 anos e, como promoção de aniversário, está dando tênis de graça para as pessoas que clicarem no endereço suspeito que acompanha a corrente. A URL aparenta ser o site da Nike Brasil, mas o link autêntico da loja no país é, na verdade, “www.nike.com.br” (sem aspas).

O endereço falso redireciona a vítima a uma página que imita o layout do portal legítimo da Nike, e apresenta uma seção de comentários parecida com o Facebook em que pessoas descrevem como supostamente conseguiram ganhar a promoção. Quando o usuário pressiona o botão “continuar”, ele deve responder perguntas como número de calçado e, então, compartilhar a corrente do aniversário de 55 anos da Nike com todos os contatos do celular pelo WhatsApp.

Vale lembrar que a data de fundação da Nike é 25 de janeiro de 1964 — ou seja, em 2020 a marca completará 56 anos, e não 55, como alega a corrente fraudulenta. O texto ainda indica falsa urgência para enganar o usuário, com dados como o suposto número limitado de produtos grátis e um prazo para a promoção de aniversário.

Além disso, a mensagem da corrente é composta exatamente pelo texto do golpe da Adidas que foi compartilhado em novembro do ano passado em grupos do WhatsApp. A URL falsa de ambos os casos seguem o mesmo padrão, alterando apenas o nome da marca usada para o golpe, e as promoções prometem os mesmos brindes e em quantidades iguais.

- Participe -
- Anúncios -

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido.