BLOG DO MAYCON VIDAL

Opinião, artigos e bastidores da política

Foto falsa de Caio Vianna com Anthony Garotinho viraliza nas redes sociais

Circulou nas redes sociais neste sábado (26), uma suposta foto de Caio Vianna com Anthony Garotinho. Rapidamente a imagem se espalhou em grupos de whatsapp, e muitas pessoas compartilharam o conteúdo pensando que de fato a foto era um registro de um encontro entre os dois políticos.

No entanto, a foto é uma montagem, criada a partir de um registro de Caio com o deputado Rodrigo Bacellar. O registro foi feito em abril deste ano, em uma reunião realizada no Rio de Janeiro.

— Acho lamentável esse tipo de artimanha imoral e ilegal que só serve para enganar o cidadão campista. Espero que o processo eleitoral do ano que vem seja construído baseado em verdades e propostas —, disse Caio.




Foto original, publicada nas redes sociais em abril


PENA DURA PARA FAKE NEWS
Atualmente no Brasil não há uma legislação específica sobre a divulgação das fake news. Entretanto, esta lacuna da lei não impede uma eventual responsabilização daqueles que produzam ou repassem essas falsas notícias, ainda mais quando elas são direcionadas a uma pessoa ou grupo específico, com o objetivo de prejudicar sua imagem.

Quem se considerar vítima do conteúdo de uma fake news deve procurar auxílio com um advogado de sua confiança e buscar as medidas judiciais cabíveis para responsabilizar o criador ou divulgador da matéria. Seja na esfera cível, por meio de uma indenização reparatória, ou na esfera criminal, que pode levar a uma condenação quando praticados, por exemplo, os crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação).

Cabe lembrar que a Lei nº 12.965, de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, estabelece diretrizes, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. A aprovação da lei viabiliza o amparo judicial para reduzir a propagação desenfreada das fake news. Além disso, os provedores de internet e locais de hospedagem ficam autorizados a remover conteúdos quando comprovado que a matéria publicada seja inverídica ou alterada da realidade dos fatos.

 

Relacionados

ÚLTIMAS POSTAGENS

error: Conteúdo protegido.