Início Site

Alexandre Bastos: “Não existe essa história de puxadinho”

0

Em entrevista a uma rádio local na manhã desta quinta-feira (25), o secretário de Governo, Alexandre Bastos, respondeu a nota publicada na noite de quarta-feira (24) no Blog do Maycon Vidal, intitulada como “O puxadinho acabou?”. Para Bastos, a forma como os vereadores são tratados pelo executivo mudou na gestão Rafael Diniz, comparada com a forma que eram tratados na gestão de Rosinha Garotinho. “Os projetos chegavam no legislativo sem discussão alguma. Eram aprovados pelo “rolo compressor” e não havia discussão, e não existe mais isso”.

O secretário relembrou de episódios em que os vereadores votavam em projetos que não sabiam sequer o que estava sendo debatido, “Antes o vereador votava ao menos conhecer o projeto. Não existe essa história de puxadinho”, concluiu.

Continua após a propaganda

Covid-19: Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacina ao PNI

0

O Instituto Butantan entregou hoje (14) ao Ministério da Saúde um lote de 1 milhão de doses da vacina CoronaVac contra a covid-19. Essa remessa é parte dos 5 milhões de doses previstos para serem liberados ao longo do mês de junho para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O novo lote de 5 milhões de doses está sendo produzido a partir dos 3 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) recebidos no último dia 5 de maio. Desse total, já houve a liberação de 1,8 milhão de vacinas desde sexta-feira (11), quando foram entregues 800 mil doses. As doses disponibilizadas hoje contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido no dia 12 de maio.

Envase

Segundo informações do Instituto Butantan, o envase da matéria-prima foi iniciado no dia 27 e terminou na madrugada do dia 30. Parte das doses já envasadas está em outras etapas do processo produtivo, como inspeção de controle de qualidade. O Butantan informou ainda que até o fim de junho receberá um novo lote de 6 mil litros de IFA para a produção de mais 10 milhões de doses.

“Nesse caminhão que está aqui, nós estamos com a carga de um milhão de doses da vacina do Butantan a ser entregue, nesta manhã, ao Ministério da Saúde. E na próxima quarta-feira teremos uma nova remessa sendo entregue”, informou o governo paulista.

Ainda de acordo com o Butantan, com a entrega de hoje, já foram fornecidos ao PNI 49 milhões de doses desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Continua após a propaganda

Campos: Defesa Civil interdita trecho de estrada próximo ao Canal das Flechas no Farol

0
Devido ao risco iminente de colapso total, a Defesa Civil interditou na manhã desta segunda-feira (14), um trecho da estrada que liga a localidade de Gaivotas, no Farol de São Thomé, a Barra do Furado, em Quissamã. O trecho interditado fica a aproximadamente 500m da ponte dos Canal das Flechas.
A erosão comprometeu a estrada. Buracos em vários pontos oferecem risco aos motoristas e motociclistas. “O risco é real. Por isso optamos pela interdição. Sabemos da importância da estrada, e que é um importante acesso para moradores e turistas. Mas não podemos ignorar a gravidade da situação. Se houver o colapso total e tiver um carro passando no local no exato momento, o veículo poderá ser “engolido” pela cratera que se formará. Estamos adotando essa medida com alvo preventivo”, explicou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.
Continua após a propaganda

Acidente entre três veículos deixa um morto e feridos na BR-101

0

Um acidente entre três veículos deixou um morto e feridos na manhã desta segunda-feira (14), na BR-101, na altura de Guarapari, no Espírito Santo. O acidente aconteceu por volta das 7h30 no km 339.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a pessoa que morreu chegou a ficar presa às ferragens. A batida foi entre um carro, uma caminhonete e um caminhão.

Ao todo, sete pessoas estavam nos veículos. Além da morte já confirmada, os bombeiros explicaram que outras duas pessoas foram socorridas e levadas em estado grave ao hospital. A pista ficou parcialmente interditada.

 

Fonte: G1

Continua após a propaganda

Junho Verde: Mês de conscientização para ações sustentáveis em prol do Meio Ambiente é criado em Campos

0

Foi o incluído no Calendário Oficial de Eventos no Município de Campos dos Goytacazes o “Junho Verde”, projeto de autoria do vereador Thiago Rangel (PROS), que objetiva a conscientização para ações sustentáveis em prol do Meio Ambiente, a ser realizada anualmente no mês de junho.

Segundo o projeto, publicado no Diário Oficial do dia 08/06/2021, o “Junho Verde” não terá um caráter exclusivamente comemorativo, mas também será um período para se debater, avaliar e organizar propostas para a política ambiental municipal.

Para o autor do projeto, o objetivo é principalmente a longo prazo, para alcançar também as gerações futuras: “O mês de junho, que já possui a semana do meio ambiente, deve ser considerado como um mês dedicado à reflexão, divulgação e conscientização do tema, com a realização de campanhas, de modo a mobilizar e facilitar o engajamento de indivíduos, governos e iniciativa privada num esforço conjunto para o bem comum das gerações de agora e do futuro.” – Explicou Thiago Rangel

Continua após a propaganda

Moradores do Novo Horizonte protestam em frente a Prefeitura de Campos

0

Moradores do Conjunto Habitacional do Novo Horizonte realizaram uma manifestação em frente a Prefeitura de Campos, na manhã, desta segunda- feira (14).

O objetivo da manifestação é reivindicar melhorias no serviços do local. Alguns moradores informaram que estão sem água e sem luz elétrica e não estão recebendo nenhuma ajuda do poder público da cidade. Os moradores ainda informaram que estão sobrevivendo a base de doações de algumas pessoas.

Neste domingo (13), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin suspendeu a reitegração de posse das famílias do conjunto Novo Horizonte. A decisão foi baseada no descumprimento do entendimento formulado pelo Ministro Lewandowski, que impede ações de despejo durante a pandemia.

Esta decisão suspende a reintegração autorizada pelo Tribunal Regional da 2ª Região e impede a prefeitura a dar providências para que estas famílias sejam abrigadas ou recebam suporte em programais sociais da habitação. A reintegração de posse estava marcada para esta terça-feira (15), mas depois de uma audiência com o Fachin e representantes da DPU e do jurídico de apoio a ocupação, o ministro deferiu o pedido de manutenção da ocupação e deu incumbências a prefeitura.

Continua após a propaganda

Escolas estaduais do Rio terão aulas presenciais e remotas a partir desta segunda-feira

0
Sala de aula vazia

As escolas estaduais de 41 municípios do Rio de Janeiro terão aulas no modelo de ensino híbrido (presencial e remoto) a partir desta segunda-feira. Na capital, 259 unidades escolares têm autorização para o retorno.

As demais cidades são: Niterói, São Gonçalo, Araruama, Areal, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraíba do Sul, Petrópolis, Pinheiral, Porciúncula, Porto Real, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São João de Meriti, Saquarema, Tanguá, Três Rios, Vassouras e Volta Redonda.

Nesses casos, as unidades escolares poderão oferecer atividades pedagógicas presenciais, conforme prevê a Resolução nº 5.930, publicada no dia 23 de abril, que estabeleceu protocolos e orientações complementares para o atendimento nas unidades escolares públicas e privadas do sistema estadual de ensino. Caberá aos responsáveis, ou alunos maiores de idade desses municípios, a opção pelo retorno presencial ou a permanência somente no ensino remoto.

As escolas deverão realizar as adequações necessárias ao seu plano de ação em vigor, de acordo com o planejamento alternativo previamente elaborado pelo estabelecimento de ensino. Caberá às direções a organização das atividades presenciais, observando a sua realidade, considerando o projeto pedagógico da unidade escolar, os docentes disponíveis, o distanciamento social e os protocolos sanitários.

As unidades das demais 51 cidades permanecerão com ensino exclusivamente remoto e funcionarão apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos.

De acordo com o documento, em caso de bandeiras vermelha e roxa, as unidades escolares da rede pública estadual funcionarão apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos. As aulas, nesses casos, acontecerão somente de forma remota.

Já a partir das bandeiras de risco laranja, amarela e verde, as escolas estaduais poderão desenvolver atividades pedagógicas com os estudantes que tenham interesse em frequentar aulas presenciais, mediante a capacidade física da unidade, em sistema de rodízio, respeitando as normas de distanciamento. Também deverá ser observado o seguinte percentual diário de funcionamento:

I – Ensino Fundamental:

1. De até 50% (cinquenta por cento) da capacidade de atendimento da unidade escolar, no caso de bandeira laranja;

2. De até 75% (setenta e cinco por cento) da capacidade de atendimento da unidade escolar, no caso de bandeira amarela;

3. De até 100% (cem por cento) da capacidade de atendimento da unidade escolar, no caso de bandeira verde.

II – Ensino Médio:

1. De até 40% (quarenta por cento) da capacidade de atendimento da unidade escolar, no caso de bandeira laranja;

2. De até 60% (sessenta por cento) da capacidade de atendimento da unidade escolar, no caso de bandeira amarela;

3. De até 100% (cem por cento) da capacidade de atendimento da unidade escolar, no caso de bandeira verde.

Rede privada

As escolas particulares, vinculadas ao sistema estadual de Educação, deverão funcionar seguindo as normativas dos municípios em que estão localizadas, em respeito à autonomia federativa dos entes municipais para fins de instituir protocolos que visem evitar a propagação da Covid-19, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal. Caberá às autoridades de saúde e de Vigilância Sanitária municipais fazer o acompanhamento e a fiscalização do cumprimento dos protocolos sanitários.

Continua após a propaganda

Com um gol de Gabigol, Brasil vence a Venezuela na estreia da Copa América

0

Coadjuvante em meio à polêmica e às críticas pela realização da Copa América no Brasil devido à pandemia de Covid-19, a bola enfim rolou. Na estreia da competição, a Seleção Brasileira enfrentou uma Venezuela muito desfalcada justamente por causa da doença e, longe de ser brilhante, venceu no Mané Garrincha por 3 a 0, com dois gols de bola parada, de Marquinhos e Neymar, e mais um de Gabigol.

Contra um adversário fraco e ainda por cima fragilizado por causa dos desfalques (são 13 infectados com Covid-19, entre jogadores e comissão técnica), o Brasil dominou desde o início, como esperado. Ainda assim, teve muitas dificuldades para furar a retranca venezuelana na primeira etapa. Tanto que o gol só saiu em jogada de bola parada, aos 22: Após escanteio, Richarlison desviou de cabeça e a bola sobrou para Marquinhos na pequena área tocar para fazer o primeiro gol desta edição da Copa América.

Antes, o Brasil, que teve Renan Lodi como novidade na escalação, só havia chegado num lançamento para Richarlison, que tocou e o goleiro espalmou, e num cruzamento que Eder Militão cabeceou rente à trave. Depois do gol, só duas chances claras. Richarlison chegou a marcar, aos 25, mas estava impedido. E Neymar, aos 29 chutou para fora.

Após o intervalo, Everton Ribeiro e Alex Sandro entraram. O meia do Flamengo deu nova dinâmica à Seleção e logo nos primeiros minutos fez duas boas jogadas. Em uma deles, Gabriel Jesus cruzou rasteiro, mas Neymar não alcançou na pequena área. O Brasil criava mais, mas não conseguia finalizar, até que, aos 16, Danilo sofreu pênalti de Cumaná. Neymar cobrou e ampliou o placar.

Com a vantagem, a Seleção reduziu o ritmo e não conseguiu criar muita coisa de bom. Já na parte final, Neymar fez grande jogada, tabelou com Gabigol, mas chutou para fora. A dupla voltou a funcionar aos 43, só que desta vez o camisa 10 caiu pela esquerda, driblou o goleiro e cruzou para o atacante do Flamengo, sozinho, marcar de barriga e fechar com o 3 a 0.

Na próxima rodada do Grupo A da Copa América, a equipe de Tite enfrentará o Peru, quinta-fera, no estádio Nilton Santos.

Continua após a propaganda

PreviCampos volta a realizar prova de vida em julho através de aplicativo

0

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos (PreviCampos) voltará a partir de 1º de julho a realizar prova de vida dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos, através de um aplicativo (App) criado em parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). Além da prova de vida, o aplicativo permitirá o acesso a outros serviços. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, que a prova de vida não é realizada. A prova de vida é um censo fundamental para atualização dos segurados para que continuem recebendo pagamento.

Segundo o presidente do PreviCampos, Mário Filho, um calendário está sendo elaborado e será divulgado posteriormente. “Vamos começar em julho e o objetivo é concluir essa prova de vida dos segurados da Prefeitura de Campos em dezembro deste ano. A partir de janeiro de 2022, vamos voltar a realizar normalmente no mês de aniversário do segurado”, informa o presidente.

Com o aplicativo, os previdenciários farão o cadastro, poderão agendar atendimento e terão acesso a informações como contracheque, processos, informe de rendimentos, simulações de aposentadoria e benefícios entre outros. “Com este aplicativo, queremos levar mais comodidade aos nossos previdenciários porque, além de ter acesso a qualquer informação em tempo real, poderão fazer tudo de casa, sem burocracia e sem ter que aguardar em fila”.

Para iniciar o uso do App Previcampos, o usuário deverá informar matrícula e senha e, em seguida, clicar em “Entrar”. “Os previdenciários que não cadastraram seu e-mail no PreviCampos devem clicar em “cadastrar” e realizar a atualização do cadastro para que o aplicativo possa ser utilizado de forma eficaz”.

Depois de logado ao sistema, o previdenciário vai visualizar todos os itens disponíveis no aplicativo, como “Previcampos informa”, “Prova de Vida”, “Emitir contracheque”, “Informe de Rendimentos” e “Fale conosco”. O aplicativo também conta com uma barra de menu fixa no topo, do lado esquerdo, representada por três traços na horizontal, que dará acesso ao menu retrátil.

– Para realizar a prova de vida on-line ou presencial, os segurados devem estar atentos à lista de documentos obrigatórios. . Para visualizar essa lista, é necessário clicar em “Documentos Obrigatórios” na tela principal. Esse processo poderá ser realizado em computador, notebook, tablete ou smartphone. Após optar pelo censo presencial ou on-line, será apresentada a aba de dados e documentos, sendo obrigatório o preenchimento de todos os campos – esclarece Mário.

Veja o calendário:

NASCIDOS EM                                                            PROVA DE VIDA

JANEIRO E JULHO                                                      JULHO

FEVEREIRO E AGOSTO                                                AGOSTO

MARÇO E SETEMBRO                                                 SETEMBRO

ABRIL E OUTUBRO                                                     OUTUBRO

MAIO E NOVEMBRO                                                   NOVEMBRO

JUNHO E DEZEMBRO                                                 DEZEMBRO

Continua após a propaganda

SJB amplia campanha de vacinação a partir desta segunda

0
Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.

São João da Barra amplia nesta segunda-feira, 14, para idade acima de 18 anos, a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades, deficiência e nanismo já cadastradas nas unidades de saúde e através de agendamento.

Para seguir o fluxo vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde orienta pessoas sem comorbidades entre 50 e 59 anos, a realizar o cadastro nas unidades de saúde apresentando cópias de identidade, CPF e comprovante de residência.

Já foram aplicadas um total de 19.402 vacinas contra a Covid-19 na população, que de acordo com o IBGE é de 36.423 pessoas. São 13.644 aplicações na primeira dose, o que corresponde a 37,4%, e 5.758 na segunda, o equivalente a 15,8%.

Continua após a propaganda

PM prende dois homens e apreende farto material do tráfico

0

Dois homens foram presos com farto material de drogas, além de arma e munições na comunidade Nova Holanda, em Macaé. O caso aconteceu no final da noite desse domingo (13).

De acordo com a polícia, durante um patrulhamento, os policiais observaram dois homens em uma moto branca, sem placa, que tentaram fugir do local. A dupla foi cercada e abordada e durante a revista, foram apreendidos uma pistola, três carregadores, quatro carregadores sobressalentes, uma granada com especificações suprimidas, uma mochila com drogas, além de 99 munições, R$ 38,00, quatro rádios de comunicação e três cadernos de anotações do tráfico.

Todo o material foi apreendido e os dois homens foram detidos e encaminhados para a 123ª Delegacia de Macaé, onde o caso foi registrado.

Continua após a propaganda