Array

Estratégias termogências: como acelerar o metabolismo através do estilo de vida

- Publicidade -

Em primeiro lugar é importante destacar o que é metabolismo. São as reações químicas que acontecem no nosso organismo e que transformam os nutrientes em energia. É o binômio entre o que armazenamos e guardamos, e o que utilizamos para as atividades do dia a dia.

Atualmente, é muito comum escutarmos queixas de várias pessoas que sofrem com o temido “metabolismo lento”, ou seja, o corpo estoca mais do que gasta. Pois bem, muitas causas estão relacionadas com essa desaceleração, como a má alimentação, a falta de atividade física, pouca hidratação e sono inadequado ou até mesmo problemas genéticos e alterações hormonais. Um estilo de vida sedentário e super estressante está ligado ao metabolismo lento e consequentemente ao acúmulo de peso. Para evitar que isso ocorra algumas estratégia são utilizadas, como o consumo de alimentos termogênicos.

Termogênico, por definição, é aquilo que produz calor. Quando uma pessoa se exercita, o corpo aquece ajudando na queima de calorias. O alimento termogênico tem um efeito semelhante, aumentando o calor do organismo e gerando um maior gasto energético (queima de calorias). Sendo assim, mesmo que você não esteja se exercitando, queimará mais calorias do que naturalmente queimaria. Dentre os alimentos com propriedades termogênicas temos alguns chás, como chá verde, chá branco, chá de hibisco e chá mate, café, canela, gengibre, pimenta vermelha, alimentos ricos em ômega 3 como sardinha, salmão, atum e semente de linhaça, óleo de coco, vinagre de maçã e as próprias proteínas, carnes, ovos e peixes.

Mas, lembre-se, toda a alimentação deve ser adequada e equilibrada, somente a utilização de alimentos termogênicos não trarão resultados. Além da alimentação, outra estratégia é a prática de atividade física, principalmente atividades aeróbicas que irão aumentar o gasto energético e a temperatura corporal. Outro fator importantíssimo é a hidratação. Consumir bastante água é uma dica importante para qualquer que seja o seu objetivo. Nesse caso, é ela quem transporta os micro e os macronutrientes, otimizando as reações químicas entre eles e auxiliando a digestão.

Tenha sempre o auxílio de um profissional para orientação em relação aos alimentos e quantidades que irão se enquadrar no seu objetivo.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS