BLOG DO FABRICIO NASCIMENTO

Opinião, artigos e bastidores da política
ClickCampos.com/Fabricio

Em reunião na Firjan, representantes do Governo do Estado anunciam instalação de posto avançado na Codin de Guarus

Alvo histórico de críticas, o distrito da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin) em Guarus será revitalizado, ganhará um posto avançado do Governo do Estado e poderá se transformar num centro de inovação com startups e incubadoras, em consonância com as vocações da região. O projeto foi apresentado em reunião ontem na Firjan Norte Fluminense, onde participaram empresários, conselheiros da Firjan NF e representantes do Governo do Estado, que no início desta semana estiveram também no distrito industrial de Guarus e no Porto do Açu conferindo as demandas dos empresários.

O encontro na Representação Regional da Firjan em Campos envolveu o conselheiro da Federação, Thieres Rodrigues, representando o presidente Francisco Roberto de Siqueira; o também conselheiro e presidente da Associação Industrial da Codin de Guarus (AIC), Lucas Vieira; o assessor técnico do gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Luiz Mário Concebida; o diretor-presidente da Codin, Júlio Andrade; além do assessor do secretário de Desenvolvimento, André Castro, e dos diretores de Incentivos Fiscais, Rafael Lyrio, e de Novos Negócios, Rafael Menezes. Um dos objetivos principais é reaproximar o Governo do Estado do Norte Fluminense, a fim de agilizar a solução de problemas que dificultam o desenvolvimento regional.

“Nós mapeamos as condições das indústrias da região e vamos viabilizar uma base na Codin de Guarus, que contará com a presença semanal da direção, ouvindo as demandas e cobrando soluções. A proposta é fazer do distrito um polo de incubadoras e startups, envolvendo a AgeRio (Agência Estadual de Fomento) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento. Campos tem um distrito com potencial imenso, e aqui será o projeto-piloto, com o objetivo de transformar a Codin num centro de inovação”, explicou o diretor-presidente da Codin, Júlio Andrade.

Vistorias na Codin e no Porto do Açu

A primeira etapa da visita à região aconteceu no distrito industrial de Guarus na última segunda-feira. O presidente da AIC e conselheiro da Firjan NF, Lucas Vieira, ao lado do vice-presidente da Firjan NF, Luiz Carlos Damião, acompanharam a vistoria feita pela equipe do Governo do Estado. Eles ouviram uma série de demandas dos empresários do distrito industrial, e ontem de manhã foram também ao Porto do Açu, em São João da Barra.

Lucas entregou uma série de reivindicações como o recapeamento das ruas internas, novos acessos ao distrito industrial e a regularização das áreas pendentes de documentação, medida que dificulta, por exemplo, a chegada de novas indústrias à região. O presidente da AIC também pediu o reconhecimento da associação como parceiro da Codin.

“Estive no Rio na quarta-feira da semana passada para discutir os problemas do distrito, e em apenas cinco dias os diretores já estavam aqui conferindo in loco”, conta o presidente da AIC e conselheiro da Firjan Norte Fluminense. “Temos uma série de demandas, como por exemplo, a abertura de um acesso de 80 metros até a BR-101, que nunca foi feito. E eles imediatamente já acionaram outros setores do governo, de modo que a visita já se revela efetiva, com ações práticas”.

A Firjan, por meio da Gerência de Infraestrutura e da Representação Regional Norte Fluminense, pretende formar um grupo de trabalho ao lado da Codin e da AIC, para acompanhar a resolução desses pleitos. O conselheiro da Representação Regional da Federação, Thieres Rodrigues, aproveitou a oportunidade para reivindicar a revisão da lei de incentivos fiscais – que deixou de fora Macaé, por exemplo –, o reinício da Ponte da Integração e apoio na resolução das obras da Estrada do Contorno da BR-101.

Relacionados

ÚLTIMAS POSTAGENS