fbpx

#SigaOCLICK

Defesa Civil de Campos participa de simulado de acidente com vazamento de combustível

MAIS LIDAS

A Defesa Civil participou nesta quarta-feira (24) do simulado de atendimento a acidente envolvendo produtos perigosos, promovido pela Autopista Fluminense, concessionária que administra da BR 101. O evento simulou a colisão entre uma carreta que transportava combustível e um carro de passeio, provocando o vazamento de 2,5 mil litros de diesel. Os atores envolvidos foram submetidos à situação mais próxima possível de um desastre real, desde o resgate das vítimas, até o resfriamento do tanque e contenção do vazamento.

O Secretário, coronel Alcemir Pascoutto, atuou junto ao Posto de Comando, composto ainda por representantes do Corpo de Bombeiros, PRF, Inea, Sest/Senat, Guarda Civil Municipal, entre outros. Em contato direto com os agentes da Defesa Civil que estavam observando o simulado, Pascoutto fez o reconhecimento das especificidades do desastre e dos pontos que cabiam atuação da Defesa Civil. Enquanto captava informações do local com a equipe, o secretário buscava soluções para cada uma das demandas apresentadas.

“Campos tem uma grande extensão territorial. O simulado aconteceu na BR 101, mas o desastre poderia ter ocorrido ou poderá ocorrer em qualquer outro ponto do município. Proporcionar uma experiência dessa para a nossa equipe foi de grande valia. Pudemos treinar e explorar quesitos como resposta rápida, alinhamento com parceiros, identificação de demandas específicas e colaborar com diversos outros órgãos. Mesmo estando cada um em uma frente de ação, o trabalho conjunto é fundamental para minimizar os impactos de qualquer desastre”, salientou Pascoutto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias