BLOG DO FABRICIO NASCIMENTO

Opinião, artigos e bastidores da política
ClickCampos.com/Fabricio

Coronavírus: Por que as autoridades estão “escondendo” os dados verdadeiros?

Quem navega pelas redes sociais já se deparou com comentários onde pessoas afirmam que as autoridades estão “escondendo” o número real de mortos e infectados com o coronavírus. Em Campos isso não vem sendo diferente, onde até mesmo uma médica divulgou um áudio afirmando que a Prefeitura está escondendo a real situação. Pois bem, vamos aos fatos. Sendo bem generoso, a gestão de Rafael Diniz é péssima e talvez a pior que Campos já teve. No entanto, é bem verdade que vem sendo tomado todas as atitudes necessárias para que se evite a propagação e não existe a possibilidade de esconder uma informação.

A grande questão é que esses boatos circulam com facilidade por que os exames demoram até 10 dias para se obter um resultado. Sendo bem claro, nada pode ser confirmado se não tiver exame atestando que de fato é coronavírus.




O primeiro caso confirmado de coronavírus em Campos foi divulgado nesta segunda-feira, dia 23. Mas o exame havia sido realizado no dia 18, 5 dias antes. O paciente teve os primeiros sintomas no dia 15, 8 dias antes. Possivelmente ele contraiu a doença em uma viagem que fez entre os dias 9 e 13 de março, um intervalo de até 14 dias entre ser infectado e o diagnóstico. Mesmo assim, o caso só será contabilizado de maneira oficial após passar pelo laboratório oficial do governo do Estado, que é credenciado pelo SUS. Todo o processo é demorado, mas isso não é uma exclusividade de Campos.  Vem acontecendo em todos os países do mundo, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, durante todo esse período o paciente permaneceu em quarentena e sendo monitorado pelas autoridades de saúde, evitando a propagação do vírus.

Além disso, pode acontecer casos de que durante o intervalo entre apresentar os sintomas e o resultado do exame o paciente venha a óbito. Por mais que se tenha todos os indícios de que aquele caso é de coronavírus, não se pode confirmar nada até o resultado do exame. Portanto alguns casos são confirmados 2 ou 3 dias após a morte do paciente. Em Belo Horizonte por exemplo, a Polícia investiga o caso de uma funerária que recebeu 73 corpos em 72 horas. Diversos desses morreram com indício de coronavírus, mas esses números estão “escondidos” por não se ter o resultado oficial ainda. Provavelmente os resultados dos exames vão sair nos próximos 2 ou 3 dias e ai sim, os casos confirmados vão entrar na contagem oficial.

A demora da doença em mostrar sintomas faz com que pessoas que já estão infectadas acabem transmitindo o vírus para outras pessoas sem saber. Por isso a necessidade de ficar em casa. O número oficial de casos no Brasil é de menos de 2.000, mas esse dado é de exames realizados na semana passada. Hoje, segunda-feira 23 de março, o número nas emergências dos hospitais é muito maior.

Temos que deixar claro: nenhum governante tem interesse em camuflar os números oficiais. Quanto mais casos em cada município, mais recurso e equipamentos aquela cidade vai receber do governo federal e estadual. Além disso, a divulgação dos dados oficiais faz com que a população entenda a gravidade da situação.

É importante deixar claro, não é momento de pânico. É momento de alerta! Devemos seguir a orientação das autoridades, permanecermos em nossas casas e evitar propagar qualquer informação que não seja oficial.




Relacionados

ÚLTIMAS POSTAGENS

error: Conteúdo protegido.