BLOG DO MAYCON VIDAL

Opinião, artigos e bastidores da política

Condução do processo de impeachment de Witzel fortalece presidente da ALERJ

O processo de impeachment do governador Wilson Witzel, que tinha tudo para causar grande instabilidade política no estado, tem sido digerido de forma muito mais tranquila pela classe política graças a condução do presidente da ALERJ, o deputado André Ceciliano.

Ceciliano conseguiu criar um clima de harmonia e concórdia entre os deputados, dividindo com o plenário da ALERJ a admissibilidade do processo, algo que podia decidir sozinho, além de incentivar e fomentar um clima republicano entre os deputados, em uma ALERJ madura e fortalecida, pronta para não deixar os efeitos de mais uma crise política afundarem ainda mais o nosso estado, depois de tantos escândalos e governadores no banco dos réus.

Para ter sucesso, independente do resultado, o processo de impeachment do Governador deve estar bem sustentado em duas colunas muito importantes, que são a segurança jurídica e a segurança política, que se fazem juntas muito necessárias para esse momento tão delicado da política carioca. A principal missão de Ceciliano era criar um caminho para manter fortes ambas as colunas.

A admissibilidade do processo, se fosse feito só pelo presidente da ALERJ, teria segurança jurídica, mas o fato da decisão, e da responsabilidade, ter sido dividida com todos os parlamentares, trouxe a segurança política. A condução do processo, foi considerada justa e perfeita por todos os parlamentares, das mais diversas correntes ideológicas e partidárias, o que resultou em uma votação unânime e histórica.

A ALERJ, depois de tantas legislaturas ocupando as páginas policiais, até aqui, parece ter finalmente chegado no seu melhor e mais maduro momento político. Que os parlamentares do nosso estado, apesar das diferenças, consigam manter o alto nível do debate, para enfrentar essa crise e minimizar seus efeitos, para que quando tudo passar possamos ter uma democracia forte e consistente, que mantenha o nosso estado de pé enquanto tudo desaba ao seu redor. Quem superou Cabral e Garotinho, supera Witzel e qualquer coisa que vier.

Relacionados

ÚLTIMAS POSTAGENS

error: Conteúdo protegido.