fbpx

#SigaOCLICK

Condição da visão está associada a risco aumentado para demência

MAIS LIDAS

Pesquisa alerta para o perigo de problemas como degeneração macular, catarata e doenças relacionadas ao diabetes Publicada em setembro no “British Journal of Ophthalmology”, pesquisa sugere uma associação entre alterações de visão causadas por catarata, degeneração macular relacionada à idade e problemas do olho atrelados ao diabetes e o declínio cognitivo. É preciso esclarecer que a incidência de questões oftalmológicas aumenta com a idade, assim como a de doenças crônicas, numa espécie de círculo vicioso no qual se acrescenta mais um dado: a diminuição da capacidade visual pode significar um volume menor de estímulos, acelerando um quadro desfavorável.
Pesquisa alerta para a relação entre problemas como degeneração macular, catarata e doenças associadas ao diabetes e o risco aumentado para demência
Analogicus para Pixabay
Para esclarecer o real vínculo entre condições oftalmológicas adversas e uma maior incidência de demência – independentemente das enfermidades do paciente – os autores do estudo analisaram informações de mais de 12 mil adultos, com idades que variavam entre 55 e 73 anos, que constavam do gigantesco banco de dados britânico conhecido como UK Biobank. Os participantes foram avaliados entre 2006 e 2010 e acompanhados até o começo de 2021. Nesse período, 2.304 casos de demência foram diagnosticados.
Em comparação com as pessoas que não apresentavam complicações oftalmológicas no início do estudo, o risco de demência era 61% maior para aquelas que tinham problema de visão associados ao diabetes; 26% maior para os portadores de degeneração macular; e 11% maior para quem tinha catarata. O glaucoma não foi vinculado ao desenvolvimento de Doença de Alzheimer, mas os pesquisadores mapearam sua ligação com uma chance aumentada para demência vascular.
No começo do estudo, os participantes respondiam a questionário no qual deveriam dizer se haviam sofrido infarto ou derrame; se eram hipertensos ou diabéticos; e se haviam sido diagnosticados com depressão, já que essas são condições associadas ao risco maior de demência. No entanto, ter uma alteração oftalmológica, além de uma das doenças crônicas, potencializava as chances de uma situação negativa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias