fbpx

#SigaOCLICK

Cientistas criam luz ultravioleta que mata o vírus da Covid-19 nas células

MAIS LIDAS

Um grupo composto por cientistas e engenheiros dos Estados Unidos conseguiu criar uma espécie de luz ultravioleta capaz de eliminar o Sars-CoV-2, o vírus da Covid-19. Durante os experimentos, o equipamento eliminou o vírus em diferentes locais, como superfícies de objetos e ambientes.

Porém, o que animou os pesquisadores foi o fato de que a luz ultravioleta foi capaz de matar o vírus da Covid-19 dentro de dentro de células humanas. De acordo com a pesquisa, ondas de 385, 405 e 425 nanômetros exterminaram o vírus da Covid-19 tanto de dentro quanto de fora das células.

Como foram os testes

Para realizar as pesquisas, os pesquisadores criaram modelos de células obtidas de brônquios e traqueias de voluntários. As ondas de 425 nanômetros, que são as mais fortes, não danificaram os tecidos que foram testados.

Ao mesmo tempo, outros experimentos revelaram que doses baixas de ondas de luz ultravioleta de 425 nanômetros foram capazes de reduzir a carga viral do Sars-CoV-2. Além disso, doses elevadas foram capazes de diminuir a infecção provocada pelo vírus em até 99,9%.

Relação com as células saudáveis

As células não infectadas pelo vírus da Covid-19 não tiveram nenhum impacto negativo, principalmente em relação à vitalidade das células. Isso é algo bastante positivo, já que os tratamentos que envolvem a luz, em geral, acabam por ser menos focados e atingir células saudáveis.

Segundo os cientistas, os comprimentos de ondas, assim como o tempo de radiação, podem ser capazes de inativar outros tipos de coronavírus. Entre esses vírus, estão o Sars-CoV, ou Sars-CoV-1, que é o vírus responsável pela epidemia de Sars, que atingiu a China em cheio em 2003.

Atualmente, as luzes ultravioleta são amplamente utilizadas para esterilizar salas e aparelhos médicos. Contudo, doses elevadas de radiação presentes nesses aparelhos podem danificar o genoma de mamíferos. Isso pode causar mutações genéticas e até mesmo destruir o DNA.

Via: Diario de Pernambuco

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Cientistas criam luz ultravioleta que mata o vírus da Covid-19 nas células apareceu primeiro em Olhar Digital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias