O TRE-RJ manteve nesta terça-feira a decisão de indeferir o registro da candidatura de Frederico Paes ao cargo de vice-prefeito, conforme noticiamos horas depois. Um caso similar ocorreu em Porto Alegre, porém, diferente daqui, o candidato a prefeito da capital gaúcha decidiu retirar a sua candidatura e evitar enganar a população.
“É uma decisão muito clara, me dói no fundo do meu coração, nós não vamos prosseguir nessa caminhada. Tenho que ter responsabilidade com Porto Alegre, e com o estado democrático de direito. Para que vocês possam ir às urnas no domingo e escolher o melhor candidato. Nós não temos alternativa diante desse quadro, para não criarmos uma insegurança jurídica. Pra não irmos pra um processo eleitoral, onde estaremos lutando nos meios jurídicos”, disse.
Já em Campos, tudo indica que o candidato Wladimir Garotinho irá se alimentar dessa insegurança jurídica para bagunçar o pleito e tentar levar a eleição para os tribunais.
NÃO É O PRIMEIRO
Em 2012, mesmo com registro indeferido, Arnaldo Vianna, pai de Caio Vianna, não teve a mesma grandeza de espírito que Fortunatti e manteve a sua candidatura. Naquela ocasião, os votos de Arnaldo não foram válidos, constando como ‘0 votos’ nos dados oficiais do TRE.