fbpx

#SigaOCLICK

Campos: Vacina da gripe somente para crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas

MAIS LIDAS

Nesta quarta-feira (05), a vacina contra a gripe está suspensa por falta de doses, exceto para crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, gestantes e púerperas, que são grupos com maior risco de desenvolver complicações da gripe. Conforme informado anteriormente, as 3.370 doses recebidas pelo município na semana passada foram distribuídas para as unidades de saúde e aplicadas na população nesta segunda (03) e terça-feira (04). Do início da campanha de vacinação, abril do ano passado, até hoje foram aplicadas mais 119 mil doses do imunizante, ultrapassando os 66% do público esperado.

A imunização será realizada na sede da Secretaria de Saúde exclusivamente para as gestantes e púeperas. Já no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, além das gestantes e puérperas, também irá vacinar crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação terá início às 9h e vai acontecer enquanto houver estoque.

- Advertisement -

Deve receber a vacina somente aquelas crianças, gestantes e puérperas que não se vacinaram no ano passado. No ato da vacinação é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.

“Estamos em contato com a Secretaria de Estado de Saúde e, caso o município ainda receba novas doses da vacina, a população será informada sobre a retomada da imunização. Se isso não acontecer, os demais públicos serão vacinados na próxima campanha”, explicou o coordenador de Imunizações, Leonardo Cordeiro. A campanha de vacinação contra Influenza de 2022 está prevista para começar somente em abril.

CASO CONFIRMADO

O município, até o momento, um caso teve um caso laboratorialmente confirmado para Influenza H3N2. A paciente é uma idosa, de 85 anos, que apresentou sintomas leves da doença. Ela ficou em isolamento domiciliar e passa bem. A notificação ocorreu na última semana de dezembro.

Para evitar infecções virais, incluindo a gripe e covid-19, além da vacina, a etiqueta respiratória deve ser praticada por todos. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou com lenço descartável. Não compartilhar objetos de uso pessoal como, por exemplo, talheres, pratos, copos. Também deve lavar corretamente as mãos com água e sabão ou usar álcool 70% e máscara. Manter distanciamento social e evitar aglomerações também é muito importante.

LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:

CIDADE DA CRIANÇA – EXCLUSIVAMENTE PARA GESTANTES, PUÉRPERAS E CRIANÇAS DE SEIS MESES A 6 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS

SECRETARIA DE SAÚDE – EXCLUSIVAMENTE PARA GESTANTES E PUÉRPERAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias