Campos

Café Literário do C.E. Dom Otaviano de Albuquerque

No dia 04 de outubro, o Colégio Estadual Dom Otaviano de Albuquerque, de Ururaí, apresentará no Teatro de Bolso um Projeto multidisciplinar de Café Literário intitulado “Brasil, vou cantar-te nos meus versos”. O verso da canção “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, serviu como inspiração para esse evento artístico-cultural, cujo objetivo principal é despertar o interesse pela leitura e pela escrita.

A escolha do tema do projeto deve-se ao fato de que o ano de 2018 está sendo marcado por importantes eventos que mexem com o sentimento nacionalista do povo brasileiro. São eles: a Copa do Mundo e as eleições presidenciais.

Em épocas, como a desse famoso torneio futebolístico mundial, não é difícil ouvir de brasileiros expressões como: “sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor”. Contraditoriamente, o mesmo povo que afirma sua paixão pela nação brasileira é campeão em difamá-la ao enfatizar os seus problemas e, muitas vezes, compará-la injustamente com outras nações desenvolvidas.

A esse comportamento tipicamente brasileiro, o autor Nelson Rodrigues chamou de “complexo de vira-lata”, no qual ele define a falta de autoestima do povo brasileiro perante outros países. Portanto, o espetáculo se dedicará a refletir, de forma artística, as verdadeiras riquezas da nossa nação, as lutas e a diversidade cultural de seu povo, a fim de que possa resgatar sua autoestima e ascender o amor e um sentimento positivo em relação ao Brasil.

As apresentações contarão com a participação dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio. Não haverá venda de ingressos e o evento será exclusivo para os alunos da escola.

Comente com o seu Facebook
Café Literário do C.E. Dom Otaviano de Albuquerque

To Top
error: Conteúdo protegido.