fbpx

#SigaOCLICK

BR-356 segue interditada em São João da Barra após dique se romper

MAIS LIDAS

O trecho da BR-356, na localidade de Barcelos, onde um dique se rompeu nesta quarta-feira (12), segue interditado para a passagem de veículos na noite desta quinta (13) em São João da Barra.

O trecho foi tomado pelas águas do rio Paraíba do Sul impossibilitado a passagem de qualquer veículo. No local, apenas algumas pessoas se arriscam atravessando andando. Devido ao rompimento do dique, algumas residências começaram a sofrer com as inundações. Tudo ocorreu muito rápido, segundo os moradores, não dando tempo de evitar os estragos.

- Advertisement -

No ponto de interdição foi montada esta barreira provisória. A função é desviar as águas da rodovia para um terreno, que funciona como uma espécie de represa. Este é o único jeito para que a enchente não atinja ainda mais casas em Barcelos.

Também há preocupação com os outros diques do município, já que pelo menos sete correm risco de rompimento. Vários órgãos já estudam alternativas para minimizar os transtornos.

“Temos atuado desde o primeiro momento, no que é permitido à Prefeitura fazer, para ajudar a proteger a população. A abertura das barras em Atafona e em Grussaí, feita pelo Inea atendendo ao nosso pedido, contribuiu muito para que o problema não fosse ainda maior. E a abertura da barra no Açu vai ajudar ainda mais a escoar a água para o mar. A situação ainda é crítica e estamos com uma força-tarefa 24 horas por dia atuando em todo o município, prestando assistência total às famílias afetadas, aos produtores rurais e buscando formas de permitir o acesso das pessoas por caminhos alternativos”, disse a prefeita Carla Machado, que decretou situação de emergência nesta quarta.



A cidade tem cinco famílias desalojadas e seis desabrigadas, em Barcelos e no Açu. Três aceitaram a inclusão no programa de aluguel social da Prefeitura. Há duas famílias abrigadas na Escola Municipal Elysio de Magalhães, segundo informou o município.

  • Quem segue pela BR-356, no sentido São João da Barra, tem a opção de entrar em Barcelos, seguir por Campo Novo, Venda Nova e Beira do Taí, passando por Pipeiras, Palacete, Vila da Terra e retornando à BR-356 no trevo de Caetá.
  • Outra opção é seguir pela RJ-216, no sentido Baixada Campista até Mussurepe, passar por São Bento, Cazumbá e Sabonete.

A Prefeitura divulgou os seguintes telefones de emergência: o 199, da Defesa Civil; além do (22) 99915-3153 e (22) 2741-1190, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Ainda na BR-356, mas na região de Três Vendas, na cidade de Campos, foi uma manilha que se rompeu. O trânsito chegou a ser interditado, mas o trecho, ainda alagado, já se encontra liberado nesta quinta-feira. No local, os moradores ficaram preocupados devido ao risco iminente de inundação. Nesta quinta, o local recebeu um serviço emergencial para tapar o buraco causado pela força do rio Muriaé.

Fonte: g1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias