Array

Barragem em Araruama apresenta vazamentos e população teme por mais um desastre

- Publicidade -

A tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, deixou em alerta a população em diferentes cidades brasileiras onde existe essa estrutura. Os moradores de Araruama, na Região dos Lagos do Estado do Rio, temem que possa haver o mesmo problema na barragem de água de Juturnaíba, em Araruama.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), essa barragem é uma das duas que tem a classificação de risco para causar danos, como vazamento, infiltração no solo ou mau funcionamento, se caso houver o rompimento. A população anda apreensiva porque denunciou que recentemente de houve um vazamento, mas, a Concessionária Prolagos nega.

“Pedimos, várias vezes, que a Prolagos inspecionasse vazamento em uma parte da represa. Na semana passada, vieram e colocaram pedras, terra e areia. O problema é que se isso estourar, vai atingir o Rio São João,  arrastando tudo pela frente. Isso sempre foi muito abandonado e não é a primeira vez”, disse o comerciante Valdemir de Sá, de 61 anos.

De acordo com o Inea, essa barragem foi construída em 1983, mas, não tinha sido cadastrada no Sistema Informações sobre o Barramentos do Estado (SisBar) até o ano de 2016.

Questionada, a Prolagos informou que “está atualizando o laudo técnico, através de consultoria especializada, para atender às exigências do Inea”. E que “o último laudo técnico, realizado em maio de 2018 atesta que as condições estruturais da barragem estão dentro da normalidade”.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS