fbpx

#SigaOCLICK

Aquecimento global pode estar fazendo a Terra perder seu brilho (literalmente)

MAIS LIDAS

Não é novidade que o aquecimento global pode trazer efeitos catastróficos para o nosso planeta. No entanto, uma consequência inesperada das mudanças climáticas é que a Terra parece estar perdendo seu brilho natural (sim, a Terra brilha).

Esse brilho visto do espaço na verdade é a refração da luz ao bater na superfície da Terra. O nome desse fenômeno é albedo e ele varia de 0, em superfícies completamente escuras, e vai até 1, quando todo o corpo é capaz de refletir luz. O da Terra gira em torno de 0,4.

No entanto, segundo um estudo publicado no periódico Geophysical Research Letters, o albedo da Terra reduziu nos últimos 20 anos e isso parece ser resultado do aquecimento global. Sendo mais específico, o brilho da Terra caiu 0,5% desde o começo do século XX.

Pode parecer pouco, mas em termos de variação do albedo é um número bastante considerável. Os dados, inclusive, mostram que a redução aumentou nos últimos três anos. Philip Good, astrônomo do New Jersey Institute of Technology, relata no estudo que, nesse período, a diminuição foi maior do que nos 17 anos anteriores.

Redução no brilho da Terra

O brilho depende principalmente do quão brilhante é a estrela que emite a luz refletida (no caso da Terra, o sol) e da capacidade da superfície de refletir. Os pesquisadores descartaram a possibilidade do sol sofrer variações de intensidade grandes o suficiente para influenciar no albedo.

Leia também:

Missão SpaceX Crew-3 levará mais de 200 experimentos à ISSFábrica de hidrogênio: pesquisadores descobrem mais uma utilidade na colonização de MarteVídeo mostra como é a Terra vista do polo sul da Lua; veja

Por tanto, a explicação considerada é de que a superfície da Terra está refletindo menos. O problema disso é que o que não é refletido é absorvido pelo planeta, o que gera um aumento da temperatura. “A Terra está recebendo mais calor porque a luz refletida está sendo reduzida, então tem mais luz do sol entrando”, disse Goode.

O fenômeno provavelmente é causado por conta de uma menor cobertura das nuvens, que refletem a maior parte do calor. Zonas que tiveram menos reflexão são justamente aquelas onde as temperaturas mais aumentaram e onde há menos nuvens, segundo dados da NASA.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Aquecimento global pode estar fazendo a Terra perder seu brilho (literalmente) apareceu primeiro em Olhar Digital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias