fbpx

#SigaOCLICK

Apple vai redimensionar apps que não são compatíveis ao notch do MacBook Pro

MAIS LIDAS

A Apple disponibilizou uma configuração aos usuários da nova geração do Macbook Pro que permite ajustar as dimensões de tela para aplicativos que não são compatíveis ao formato notch.

De acordo com a Apple, mesmo após o lançamento de um manual de “boas práticas” para que desenvolvedores adequassem os seus aplicativos ao formato de tela dos novos Macbook Pro, muitos usuários ainda estão se queixando de ferramentas que não foram otimizadas para o notch dos dispositivos.

Em alguns casos, a aplicação expande a tela inteira na barra superior do monitor, impossibilitando a visualização de certos itens no menu. Em outros, no entanto, o notch é identificado de maneira errônea, quebrando o dimensionamento das imagens exibidas.

Para solucionar este problema, a Apple incluiu a opção “Dimensionar para caber abaixo da câmera embutida” no MacOS, que impede que os aplicativos funcionem de maneira não intencional ao design proposto pelo laptop. Na prática, o recurso cria uma faixa horizontal preta em toda a área da altura da webcam forçando que o aplicativo abra abaixo dela.

Apple lança recurso para adequar apps ao formato notch do MacBook Pro. Imagem: Apple/Divulgação

Apple explica função do notch no MacBook Pro

O recurso também exemplifica o formato que a Apple espera para o desenvolvimento de novos aplicativos do sistema. Recentemente, a empresa destacou que o formato não se resume apenas à uma opção estética, mas busca otimizar a produtividade dos usuários. De acordo com a fabricante, a ideia é que, com o fim da touchbar, os usuários passem a adotar a barra de menus na parte superior do dispositivo, tornando a área superior do monitor como uma espécie de zona de atalhos do dispositivo.

Ainda de acordo com a Apple, a ideia é retirar este recurso de redimensionamento de tela à medida que os aplicativos forem otimizados ao novo formato.

Leia mais

MacBook Pro pode chegar a R$ 78 mil, saiba o que você pode comprar com issoApple: GPU do M1 Max é 181% superior ao MacBook Pro anteriorCom benchmarks próprios, Intel compara Core i7 com o novo M1 da Apple

MacBook Pro com M1 Pro e M1 Max

Os novos Macbooks Pro foram apresentados ao público durante o evento de outono (no hemisfério norte) da Apple.  Os novos modelos contam com versões  16,2 polegadas e outro de 14,2″ polegadas, e pelo menos no Brasil, eles serão um produto de alto luxo com preços a partir de R$ 26.999, mas é o preço que se paga para ter uma tecnologia de ponta como a dos novos processadores e das novas telas.

Durante o evento, a fabricante apresentou duas novas variantes dos seus processadores baseados em arquitetura ARM, chamados de M1 Pro e M1 Max. Ambos continuam com o mesmo processo de fabricação de 5 nanômetros, mas o espaço que ocupam é maior, muito maior. Os MacBooks com o M1 Pro podem ser configurados com até 32 GB de RAM, e os modelos com o M1 Max, até 64 GB.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Apple vai redimensionar apps que não são compatíveis ao notch do MacBook Pro apareceu primeiro em Olhar Digital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias