Array

Alimentação e produção de colágeno

- Publicidade -

O colágeno, derivado da palavra grega Kolla, é a principal proteína estrutural encontrada nos tecidos conjuntivos e representa cerca de um terço da nossa composição protéica. É essencial para construção de ossos, pele, músculos, tendões, cartilagens e ligamentos. E também é encontrado em muitas outras partes do corpo, incluindo vasos sanguíneos, córneas e dentes. Dentre os vários tipos de colágeno, temos 4 principais:

Tipo I: Este tipo representa 90% do colágeno do nosso corpo e é feito de fibras densamente embaladas. Ele fornece estrutura para a pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, tecido conjuntivo e dentes.

Tipo II: Este tipo é feito de fibras mais frouxamente empacotadas e é encontrado na cartilagem elástica, que servem de “almofadas” para as articulações.

Tipo III: Este tipo suporta a estrutura dos músculos, órgãos e artérias.

Tipo IV: colágeno que forma redes e é encontrado em camadas da nossa pele.

À medida que envelhecemos, nosso corpo produz menos colágeno. Um dos sinais visíveis disso é nossa pele, que se torna menos firme e flexível. A cartilagem também enfraquece com a idade. Além da perda natural, outros fatores também influenciam a diminuição da produção de colágeno, como mudanças hormonais, stress, má alimentação e abuso do álcool e cigarro. A falta de aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes, todos absolutamente necessários para formar o colágeno, também afetam a sua produção por vezes ainda na juventude.

É possível, através da alimentação, auxiliar o nosso corpo a produzir essa proteína. Alguns nutrientes são essenciais, como vitamina C: grandes quantidades são encontradas em frutas cítricas, pimentões e morangos. Prolina: encontrada em clara de ovo, repolho, aspargos e cogumelos. Glicina: encontrada na pele de porco, pele de frango e gelatina, mas a glicina também está presente em vários alimentos que contêm proteínas. Cobre: encontrado em carnes de órgãos, sementes de gergelim, cacau em pó, caju e lentilhas. Outros alimentos que ajudam na produção de colágeno são os ovos, carnes, frutas cítricas, frutas vermelhas, vegetais de cor escura, nozes, castanhas e amêndoas. Não devemos esquecer da hidratação. Um corpo bem hidratado, tem células bem hidratadas, portanto beber água de boa qualidade e com quantidades adequadas é essencial.

Resumindo, se você mantém uma dieta baseada fundamentalmente em proteínas de boa qualidade, equilibrando este macronutriente com carboidratos e gorduras, ingerindo boas fontes de vitaminas antioxidantes e evitando toxinas como tabaco, álcool, refrigerantes, carboidratos de má qualidade, gorduras Trans, excesso de Glúten, Caseína, Lactose, açúcares e adoçantes como aspartame e sucralose, se expondo menos a poluição e estresse, seu corpo irá reagir de forma boa e produzirá mais colágeno.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS