Array

Alimentação antioxidante e os benefícios para a saúde

- Publicidade -

Antioxidantes são substâncias capazes de retardar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável, ou seja, ajudam o organismo a atrasar ou impedir a ação dos radicais livres nas células. Eles atuam de duas formas sob os radicais livres: inibindo sua formação e reparando as lesões já causadas. A primeira está relacionada à inibição de reações em cadeia que envolvem sua formação; e o segundo, na remoção de células danificadas, seguida da reconstituição das membranas celulares.

Os alimentos antioxidantes trazem vários benefícios à nossa saúde, eles combatem esses radicais que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo, causando o estresse oxidativo (desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e antioxidantes). Os radicais livres (agentes oxidantes) são moléculas que, por não possuírem um número par de elétrons na última camada eletrônica, são altamente instáveis. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas.

A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que eles são capazes de regular a quantidade dos radicias livres no nosso organismo. Evitam danos permanentes que podem, ao longo do tempo, levar ao desenvolvimento de doenças como câncer, cataratas, problemas cardíacos, diabetes e, até, Alzheimer ou Parkinson. Uma dieta rica no consumo de antioxidantes colabora para a redução da situação de estresse oxidativo.

Classes de alimentos ricos em antioxidantes:

Beta-caroteno e licopeno: São carotenoides, corantes naturais presentes nas frutas e nos vegetais. Encontrados em alimentos avermelhados, alaranjados e amarelados, como cenoura, tomate, laranja, pêssego, abóbora; e em vegetais verde-escuros, como brócolis, ervilha e espinafre.

Curcumina: É um pigmento que ocorre naturalmente nas raízes da cúrcuma. Cúrcuma, açafrão e curry são fontes de curcumina.

Flavanoides: Os flavanoides são um conjunto de substâncias produzidas naturalmente por vegetais para colaborar na proteção contra a radiação solar e combater organismos patógenos. Estão presentes em frutas, como uva, morango, maçã, romã, mirtilo (blueberry), framboesa e em outras frutas de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, salsa e couve; nas nozes, soja, linhaça; além de serem encontrados em bebidas, como no vinho tinto, chás, café e cerveja, e até no chocolate e no mel.

Vitamina A (retinol): A vitamina A tem a capacidade de se combinar com alguns radicais livres, antes que estes provoquem lesões. Está presente em alimentos como cenoura, espinafre, manga e mamão.

Vitamina C (ácido ascórbico): Solúvel em água (hidrossolúvel), portanto, reage com radicais livres disponíveis em meio aquoso, como o que existe no interior da célula. A vitamina C também é capaz de regenerar vitamina E. É possível ingerir vitamina C em frutas como melão, acerola, frutas cítricas (laranjas, limões, tangerinas), kiwi, manga, mamão, abacaxi, mirtilo, morango, framboesa e oxicoco; e em vegetais como brócolis, couve flor de bruxelas, couve flor, pimentão vermelho e verde, espinafre, batata, batata doce, moranga e tomate.

Vitamina E (tocoferois): A vitamina E é solúvel em gordura (lipossolúvel), portanto, atua protegendo as membranas celulares (formadas por lipídios) da ação dos radicais livres. Ela pode ser encontrada em óleos vegetais e derivados, folhas verdes, oleagionosas (castanha do pará, avelã, amêndoa, nozes) e sementes, cereais integrais e vegetais folhosos: espinafre, agrião, rúcula, entre outros.

Cobre: Feijão, grãos-de-bico, lentilhas, sementes de girassol, amendoim, passas, nozes, amêndoas e legumes são ótimas fontes de cobre.

Selênio: Castanha-do-pará, arroz integral e sementes de girassol. O selênio é um mineral presente no solo e, por isso, a sua quantidade nos alimentos varia de acordo com a riqueza do solo nesse mineral.

Zinco: Sementes de abóbora, feijão de soja cozido, amêndoa e amendoim são fontes de zinco.

Inclua na sua rotina alimentar fontes ricas em antioxidantes. Para saber melhor sobre quantidades, consulte sempre um profissional.

 

 

 

 

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS