Array

A saúde começa pelo nosso intestino

- Publicidade -

O intestino humano é formado, principalmente, por três componentes que estão em contato permanente e se relacionam entre si, são eles: células intestinais, nutrientes e microbiota intestinal. A microbiota humana é constituída por aproximadamente 1014 células bacterianas, o que indica 10 vezes mais o número total de células humanas. A disbiose nada mais é do que um desequilíbrio na flora intestinal. A microbiota ou flora intestinal saudável forma uma barreira contra os microrganismos invasores, aumentando a defesa do nosso corpo contra qualquer agente estranho, melhorando a imunidade intestinal e as respostas imunes locais.

Intestino e cérebro estão sempre comunicando-se. Sinais do cérebro modificam a movimentação, as sensações e produção de secreções no trato digestório. Por sua vez, o intestino envia sinais ao cérebro, que podem afetar as emoções, o comportamento, os níveis de estresse e de dor. O nosso intestino é responsável por 90% da produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor, sensação de bem estar e regulação do sono.

O eixo microbiota-intestino-cérebro influencia a produção de ácido gama-aminobutírico (GABA) e c-Fos. GABA ajuda a combater a ansiedade e os sintomas dos transtornos neuropsiquiáticos. O objetivo desse eixo é integrar importantes centros
cerebrais de controle cognitivo e emocional com os gânglios do sistema nervoso central, possibilitando uma boa regulação de vários mecanismos corporais, como a sinalização intercelular, ativação imunológica, permeabilidade intestinal e sinalização neuro-endócrina.

Uma microbiota saudável é aquela que possui maior quantidade de bactérias benéficas do que maléficas. As bactérias benéficas (probióticas) ajudam na digestão dos alimentos, na produção de ácidos graxos de cadeia curta, das vitaminas K, B12, tiamina e riboflavina. O desequilíbrio dessa flora perturba, portanto, todo o organismo. O diagnóstico passa pela avaliação de sinais e sintomas, incluindo prisão de ventre, gases, distenção abdominal, cansaço, mudanças de humor, dentre outros.

As bactérias do bem podem ser adicionadas à dieta por meio da ingestão de alimentos como iogurtes, leites fermentados, kefir ou pelo consumo de suplementos probióticos. Consulte sempre um profissional especializado.

 

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS