O Banco de Leite Humano do Hospital Plantadores de Cana (HPC) precisa de doações e convida às mulheres com boa produção de leite a se tornarem doadoras. Quem desejar ser doadora pode ir ao HPC ou entrar em contato pelo telefone 2737-7431. O Banco funciona das 7h às 19h, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.
Durante o recente processo de obras que ampliou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do HPC foi necessário interromper o processo de pasteurização de leite. O estoque ficou zerado, explica a coordenadora Fabiana Passos.
— Contamos, agora, com 20 leitos de UTI neonatal e 20 leitos na Unidade Intermediária (UI). Nem todas as mães conseguem coletar leite suficiente para todas as vezes que o bebê precisa mamar durante o dia, por isso, contamos com as doadoras. Nosso estoque estava zerado, não está mais. Ainda assim, ainda estamos com estoque baixo — explica Fabiana.
O pré-cadastro da doara pode ser feito por ligação telefônica e uma equipe do HPC vai à casa da voluntária para levar o kit de coleta e, posteriormente, buscar o leite.
— A doadora pode vir até aqui ou nós vamos à sua casa. Sempre buscamos a coleta para fazer o transporte porque o leite não pode ser descongelado — explica Fabiana.
Para doar é necessário os exames de HIV e VDRL, feitos durante o pré-natal. A mãe não pode ser fumante, ingerir bebida alcoólica, consumir drogas ilícitas ou usar medicamentos que atuem no sistema nervoso central.
Comente com o seu Facebook