Em uma reunião de trabalho, na quinta-feira, 13, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, fez um balanço dos 100 dias de governo, pontuando as principais conquistas no período e as dificuldades encontradas. Participaram secretários e demais integrantes da estrutura administrativa.

A prefeita lembrou a dívida superior a R$ 180 milhões, deixada pela administração anterior. O esforço para quitar parte desses compromissos, principalmente na área trabalhista, com pagamento da segunda parcela do décimo terceiro e do mês de dezembro dos efetivos, além de acordo com a Justiça  para quitar os salários dos terceirizados que não foram pagos na gestão passada.

“Infelizmente é um desafio diário, um sofrimento de não poder dar oportunidade a outras pessoas nesse momento. Os recursos são poucos, e eu não serei irresponsável de contrair despesas  que sejam superiores ao que a gente arrecada”, salientou a prefeita.

A necessidade de uma reforma administrativa também foi confirmada pela gestora. Enquanto a reforma não vem, no entanto, Carla disse ter reduzido em 52% os cargos comissionados e contratos nesse início de administração, se adequando à Lei de Responsabilidade Fiscal.

– o município fechou 2016 extrapolando o limite com pessoal, chegando a 66% – destacou a prefeita, ressaltando que, em razão das dívidas, o município possui certidão negativa, inviabilizando a aquisição de recursos nas esferas superiores.

“Dói eu não poder , ainda, dar o transporte para os estudantes; retornar com o cartão universitário; dói não ter conseguido, ainda, retornar o  cartão cidadão; o vale transporte, o cartão alimentação. São projetos que eu criei. Mas estamos reestruturando o município, e tudo isso será possível em breve”, disse Carla.

No decorrer do encontro, a palavra foi aberta aos secretários municipais, que pontuaram as ações desenvolvidas nesses 100 dias e as metas  para curto prazo. A intenção é trabalhar dentro de um contexto de contenção de gastos, priorizando em determinadas situações as parcerias, como as que aconteceram para a realização do verão, do carnaval e para a realização, nesse feriado da Semana Santa, do Festival Gastronômico Sabores da Barra, no balneário de Atafona.

Comente com o seu Facebook