Array

19º Congresso da União Estadual dos Estudantes do RJ neste final de semana em Campos

- Publicidade -

Campos vai sediar o 19º Congresso da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) e a 3ª Bienal de Arte e Cultura. O evento que acontece de quinta-feira (20) a domingo (22), na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), vai debater “o papel da universidade no desenvolvimento local”. O Congresso tem o apoio da Prefeitura de Campos, que cedeu o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) para alojamento e a programação cultural.

— Para nós é muito importante poder apoiar um evento dessa grandeza que se realiza pela primeira vez em nosso município. A UEE solicitou apoio e, mesmo em um cenário de crise, pudemos contribuir cedendo o espaço do Cepop para que os estudantes montem os alojamentos e possam realizar as atividades culturais. Ajudamos também nas articulações com outros órgãos e instituições. Esse congresso recoloca Campos na discussão nacional das pautas estudantis, além de inaugurar um novo momento em que o Governo abre um canal de franco diálogo com o movimento estudantil — disse Rogério Siqueira, superintendente adjunto da Igualdade Racial.

Nesta terça-feira (18), foi realizada reunião entre representantes da Prefeitura e da organização do evento da UEE para acertar os últimos detalhes do apoio do governo municipal.

— Realizamos reuniões que iniciam um novo tempo de diálogo com o segmento. O município tem que ter esse canal aberto de diálogo com todos e isso já está fazendo a diferença como eles mesmos reportaram — avalia Fabiano Gomes, superintendente adjunto de Entretenimento e Lazer.

Essa será a primeira vez que o congresso será realizado em Campos. Nas duas últimas edições, a UEE organizou em Petrópolis. Segundo o presidente da UEE, Leonardo Guimarães, o evento tem um peso ainda maior por ser na Uenf, por causa dos problemas financeiros que a instituição atravessa.

— Será muito importante levar o congresso para o Norte Fluminense, para uma cidade que é o segundo maior polo universitário do estado. Além de fortalecer a entidade, ainda temos o objetivo de chamar a atenção para a importância da Uenf, que vem passando por momento difíceis nos últimos anos — conta Leonardo Guimarães.

A expectativa da organização é receber cerca de 600 estudantes. Para os que ainda não se inscreveram, o credenciamento poderá ser feito presencialmente no congresso com o valor de R$ 40, ou ainda, por R$ 30 mais 1kg de alimento não perecível.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS